16ª edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB abre inscrições para mostras competitivas

14 de setembro de 2021

A 16ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB já tem data para acontecer: será realizada no período de 1º a 5 de dezembro, na cidade de Campina Grande. O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros. As inscrições para as mostras competitivas já estão abertas e seguem até o dia 8 de outubro.

A temática do Comunicurtas 2021 é “Inventar a vida, viver a arte”, e mais uma vez contará, além dos tradicionais curtas-metragens, com a mostra de filmes em longa-metragem. O evento consiste na exibição de filmes e vídeos de curta duração provenientes da cidade de Campina Grande, da Paraíba e de diversos lugares do país, nas áreas de Cinema, Jornalismo e Publicidade. A proposta é abrir espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, objetivando socializar e dar visibilidade à produção local e regional, especialmente, além de visar o reconhecimento dos profissionais da área.

O Comunicurtas UEPB é composto por debates, oficinas, mostras competitivas e não competitivas, mas não se restringem a Campina Grande, ou às datas oficiais do festival. O projeto Comunicurtas Itinerante é realizado em outras datas ao longo do ano, em distintos municípios paraibanos. Todas as atividades promovidas pelo Comunicurtas são gratuitas e de acesso livre.

A novidade desta 16ª edição será a de mostra de videoarte “Território Liberdade”, que presta homenagem ao artista contemporâneo Antônio Dias, autor da obra “Território Liberdade, Faça Você Mesmo”. O artista nasceu em Campina Grande, em 1944, produziu e morou em diversos países e se consagrou como referência para as artes visuais no Brasil numa longa carreira.

São nove as mostras competitivas do festival, cujas categorias vão do local ao nacional, da reportagem à performances artísticas. A inscrição é gratuita e cada responsável poderá inscrever quantos trabalhos desejar, porém, o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra.

Hipólito Lucena, coordenador de Comunicação da UEPB, afirmou que a organização do evento já está a pleno vapor, frisando a ideia de curadoria pedagógica e debate de ideias entre os organizadores. Ele explica que a escolha do tema “Inventar a vida, viver a arte” evoca “Reinvenções”, temática da última edição, realizada no ano em que foi decretada a pandemia de covid-19 e, por conta do isolamento social e diversas restrições cotidianas, a humanidade teve que se reinventar de várias maneiras.

“Percebemos que, nesse período, a arte em muito colaborou para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Especialmente o audiovisual, que esteve muito presente na etapa inicial do isolamento. A ideia é uma mescla disso tudo, de que a vida vai se reinventar e que a arte é um caminho para que a vida seja mais bela”, relata o coordenador.

Hipólito ainda acrescenta que a 16ª edição do Comunicurtas UEPB terá formato híbrido, com algumas atividades presenciais, seguindo as normas de biossegurança, e exibições virtuais. Mais detalhes serão transmitidos posteriormente, pois dependerá de novos encaminhamentos de protocolos na área de Saúde. O coordenador frisou que a edição do Comunicurtas é uma realização da UEPB, através do Núcleo de Mídias Digitais Machado Bittencourt da CODECOM, e do Departamento de Comunicação, com apoio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão.

Inscrições
Participantes devem preencher um formulário eletrônico para cada trabalho, disponível aqui. No próprio formulário, haverá um espaço específico para inserir o link do vídeo inscrito, que deverá estar disponível em plataformas de vídeo, já em resolução para exibição. Estas e outras informações, bem como todas as regras para participação e competição das mostras, estão descritas no edital do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB.

Texto: Juliana Rosas