2º Congresso da Universidade Estadual da Paraíba promove debate sobre pós-graduação e pesquisa em biotério

8 de novembro de 2022

A tarde desta terça-feira (8), primeiro dia de programação do 2º Congresso Universitário, foi marcada por discussões sobre a pós-graduação e pesquisa. A Coordenação de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reuniu com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e a palestra Desenvolvimento de Pesquisa com Uso em Animais no âmbito do Biotério/UEPB aconteceu diante de um auditório lotado.

Além dos destaques, houve a continuidade de oficinas e minicursos do evento, todos na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Às 14h, no Auditório II, aconteceu a reunião dos Programas de Pós-Graduação com a PRPGP. Num primeiro momento, o professor Francisco Jaime Mendonça Júnior, pró-reitor, apresentou os dados colhidos pela PRPGP via formulário eletrônico enviado, preenchido por docentes e discentes dos cursos de mestrado e doutorado.

O segundo momento da fala do professor Francisco Jaime foi fazer um balanço do resultado da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em setembro. A partir disso, a intenção da Pró-Reitoria foi avaliar as especificidades de cada curso, pensar no que fazer para alavancar notas e como manter o nível de qualificação dos cursos que conseguiram aumentar suas notas segundo o critério da Capes.

A palestra Desenvolvimento de Pesquisa com Uso em Animais no âmbito do Biotério/UEPB foi proferida pelo pesquisador Murilo Vieira, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e diretor de pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A palestra foi promovida pela Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA) da UEPB e foi bastante concorrida. Foi transferida da sala 107 da Central de Aulas para o Auditório I, que rapidamente esteve lotado de estudantes, docentes e técnicos da Universidade.

O pesquisador fez elogios ao Biotério da UEPB e afirmou que o espaço se encontra entre os melhores do país. Sua fala abrangeu diversos aspectos do uso de animais pela ciência, de aspectos históricos a biológicos, de estatísticas a fatores éticos – bastante frisado por Murilo. “O uso de animais de laboratório para fazer ciência é essencial em qualquer lugar do mundo. Isso não significa crueldade animal ou uso inadequado. Para se fazer ciência de modo sério, há que se seguir protocolos éticos e científicos. É por isso que o trabalho das comissões de ética são importantes nas universidades”, afirmou Murilo Vieira.

Para acompanhar a programação do 2º Congresso Universitário da UEPB acesse https://eventos.uepb.edu.br/2congressouniversitario.

Texto e fotos: Juliana Rosas