Em 15 de março de 1966 nascia uma instituição que, através das décadas, tem sido a prova da capacidade dos paraibanos em levar adiante, com suas próprias energias, uma ideia que sempre teve como principal objetivo o desenvolvimento regional. Dos passos ousados para implantação da Universidade Regional do Nordeste (URNe) à sua transformação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foram anos de esforços e embates para sua afirmação atual, traduzida nos milhares de profissionais por ela formados e na presença permanente nas mais diferentes áreas onde tem sido necessária sua atuação.

Mas tudo só foi possível graças aos esforços e dedicação dos seus professores, técnicos administrativos, assistentes e dos estudantes que, mesmo em momentos de dificuldades, continuaram firmes na defesa e no propósito maior de sustentabilidade da Universidade. Diante da dimensão que alcançou e da presença na geografia paraibana, a UEPB não tem apenas números relevantes do seu universo de aprendizagem e serviços que lhe envaidecem.

É o compromisso com o povo paraibano que move seus princípios – no passado, no presente e nos tempos futuros. A UEPB é a própria Paraíba, com suas perspectivas e percalços, com seus sonhos e legados. Ela já faz parte da história e continuará seguindo em frente, com sua nobre e crucial missão em formar cidadania e desenvolvimento.

A Universidade Estadual da Paraíba foi fundada na cidade de Campina Grande, mas também está presente nos municípios de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, desenvolvendo atividades com a missão de formar cidadãos críticos e socialmente responsáveis, através da produção e transmissão do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural da Região Nordeste e, particularmente, da Paraíba.

Com recursos oriundos do Governo do Estado, a Instituição oferta cursos de graduação nas áreas de Saúde, Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, além de especializações, mestrados e doutorados. Além do ensino e da pesquisa, a atuação da UEPB envolve a extensão, por meio da qual a Instituição presta serviços diretamente à sociedade nos mais diversos campos do conhecimento. Crianças, jovens, adultos e idosos são atendidos por diversas atividades extensionistas da Universidade, seja por meio de projetos e programas educacionais, de esporte, cultura e lazer, ou através das Clínicas de Saúde.

A UEPB possui forte responsabilidade social e o exercício de suas ações na realização de convênios para ministrar cursos de graduação e pós-graduação junto às comunidades de várias cidades, assim como sua participação em programas de erradicação do analfabetismo, pedagogia em regime social, educação à distância, entre outras iniciativas, mostra o engajamento efetivo da Universidade na sociedade, trabalhando em prol da construção de um futuro promissor e com mais qualidade de vida para o povo paraibano e nordestino.

 

Dedicação à Paraíba e ao seu povo

 

Com uma história de lutas e conquistas, a Universidade Estadual da Paraíba oferta mais do que 84 cursos e forma mais de 2 mil novos profissionais a cada ano. Ela está presente na vida do povo paraibano. Além de oferecer ensino de qualidade para mais de 18 mil alunos de graduação e receber mais de 3 mil novos alunos a cada ano, a UEPB atende mais de 25 mil pessoas anualmente, com prestação gratuita de serviços somente na área de Saúde.

São tratamentos odontológicos e de fisioterapia, acompanhamento psicológico de crianças, jovens, adultos e idosos, exames laboratoriais e atendimento em Enfermagem para quem mais precisa, mas não tem condições de pagar por estes serviços. Com transparência e amor pela Paraíba, a UEPB trabalha pelo povo paraibano.

Os alunos de baixa renda recebem assistência para estudar com tranquilidade. Por ano, são mais de 5.500 bolsas de auxílio estudantil concedidas. Com seus projetos e programas, a UEPB vai ao encontro dos que vivem em situação de risco. Graças a Universidade, milhares de crianças se reaproximam da sala de aula e conseguem bom desempenho nos estudos; jovens e adultos são alfabetizados; o esporte, a música, a dança e a arte transformam vidas e revelam talentos antes desconhecidos; a terceira idade é valorizada, com cursos voltados para o público acima dos 60 anos; pessoas em privação de liberdade ganham nova chance através dos estudos.

Com suas ações, a UEPB contribui para proteger o meio ambiente, arborizar cidades, combater a evasão escolar, melhorar a qualidade de vida das pessoas, estimular a agricultura familiar, incentivar a prática esportiva, fomentar a cultura, desenvolver a economia do Estado e promover o desenvolvimento da Paraíba.

Nos seus cursos de pós-graduação, cerca de 6 mil pessoas aperfeiçoam suas competências para o exercício da profissão. São milhares de pesquisas em desenvolvimento. Nos cursos técnicos, os alunos se capacitam nas áreas de Agroecologia, Agropecuária e Ciências Agrárias. A UEPB também oferta graduação e pós-graduação na Educação a Distância. A cada ano, centenas de professores em atividade na rede pública, mas sem formação superior, são capacitados para a docência, o que melhora a educação oferecida aos estudantes.

Em meio aos desafios, a UEPB, ano a ano, supera obstáculos e não abre mão do seu compromisso com o povo paraibano. Tem sido assim e continuará sendo.