Ação extensionista do CCHA promove discussão ambiental com jovens do Ensino Médio de Catolé do Rocha

Ação extensionista do CCHA promove discussão ambiental com jovens do Ensino Médio de Catolé do Rocha
3 de junho de 2022

Jovens do Ensino Médio da cidade de Catolé do Rocha tiveram um dia de discussão sobre sustentabilidade ambiental nesta quinta-feira (2) como parte de uma ação extensionista do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba. Também participaram da atividade estudantes do curso de Agronomia e da Escola Agrotécnica do Cajueiro, que faz parte do Câmpus IV da Instituição.

“Sustentabilidade ambiental aplicada aos jovens das comunidades rurais do município de Catolé do Rocha” é o nome do projeto aprovado na cota 2022/2023 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e coordenado pelo professor Edivan da Silva Nunes Júnior, que também é o diretor do CCHA. Esta foi a primeira ação extensionista do projeto, que começou com uma exposição do mesmo por Milena Emanuela e Juliana Alves, graduandas do curso de Agronomia, a alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral João Suassuna, realizada no auditório do câmpus.

Fizeram parte da exposição conteúdos prementes sobre o meio ambiente e conscientização, a exemplo do uso racional da água, utilização indiscriminada de adubo mineral, tratamento do lixo, entre outros. “São questões que impactam diretamente a vida desses jovens e seu futuro e despertaram interesse durante as reflexões. Tanto que não queriam sair do auditório, ainda apresentando dúvidas e querendo discutir. Senti que esta é uma geração preocupada com a qualidade ambiental”, relatou o professor Edivan.

Em seguida, os alunos fizeram uma visita ao horto do Centro e foi doada uma muda de árvore para cada um. Cerca de 100 estudantes do Ensino Médio e 60 da Escola Agrotécnica do Cajueiro participaram da ação extensionista. Mais atividades deste tipo ocorrerão com outras turmas e escolas, que receberão também capacitação em sustentabilidade ambiental pelos alunos de graduação do projeto.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação CCHA