Agenda ambiental: Universidade Estadual da Paraíba avança no desenvolvimento de ações de sustentabilidade

8 de junho de 2022

Dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e que este ano teve como tema “Uma Só Terra”, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem avançado no desenvolvimento de ações da agenda ambiental. A preservação de recursos naturais, a partir de ações de sustentabilidade, são uma constante na Instituição que não só em ações de ensino, mas também de extensão e pesquisa tem contribuído para a relação consciente entre sociedade e meio ambiente.

A professora Weruska Brasileiro Ferreira destacou as ações da Universidade vem favor da sustentabilidade, da preservação dos recursos naturais e de um ar mais saudável. Segundo ela, que é do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) e responsável pelas implantações ações de sustentabilidade da UEPB, juntamente a Comissão Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), a UEPB tem atuado para garantir uma gestão socioambiental sustentável com uma agenda ambiental definida.

Para isso, a professora fez um diagnóstico visitando todos os câmpus da Instituição, procurando identificar os gargalos em termos de gestão de resíduos sólidos, líquidos, eficiência energética e economia de recursos hídricos, com um objetivo de contribuir para um meio ambiente sustentável que favorece também a redução de custos. Desde maio de 2021 a UEPB se comprometeu em atingir metas vinculadas à questão de desenvolvimento ambiental sustentável, e recebeu uma certificação da A3P, emitida pelo Ministério do Meio Ambiente.

Entre as metas estabelecidas, e que foram identificadas no diagnóstico e submetidas ao Ministério do Meio Ambiente, estão a questão do manejo adequado dos resíduos sólidos, sejam os resíduos perigosos gerados pelos laboratórios de pesquisa, e os produzidos nos serviços de saúde e eletrônicos. Para este fim, está sendo elaborado pela equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) um abrigo temporário de resíduos sólidos de acordo com as legislações ambientais e normatizações. A UEPB será a primeira universidade da Paraíba a armazenar, coletar e tratar todos seus resíduos sólidos gerados no âmbito da Instituição.

A professora destacou ainda que a UEPB tem atuado na gestão de seus resíduos líquidos a partir de uma parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), responsável pela coleta, tratamento e disposição final do esgotos sanitários. A partir desse trabalho conjunto foi elaborado um projeto interno de rede coletora de esgotos do Câmpus I. Esse projeto vai beneficiar não apenas a Universidade, mas também as comunidades instaladas em volta da Instituição, com a implantação da rede externa coletora de esgotamento sanitário nas mediações do câmpus.

“Com isso nós vamos ter a coleta desses resíduos de forma adequada e eliminando todo o tratamento por fossa séptica no Câmpus I. A Cagepa, em razão da falta da rede publica coletora de esgoto sanitário, quinzenalmente promove a limpeza das fossas sépticas , evitando a supersaturação das mesmas”, disse a professora Weruska, acrescentando que a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) concedeu a autorização para uso de forma correta das águas do açude de Bodocongó para a irrigação com esses resíduos.

Dentro desse cenário e da preocupação com a gestão correta dos resíduos, a UEPB também está obtendo a licença ambiental por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) para se adequar as exigências da legislação. Como parte das ações da agenda ambiental, a Universidade ainda iniciará uma campanha de redução do uso de plásticos dentro da administração, levando em conta todos os malefícios que os plásticos podem provocar ao meio ambiente. A campanha será estendida aos estabelecimentos que funcionam dentro da Instituição.

Já como parte das ações desenvolvidos pela Semana do Meio Ambiente, a UEPB firmou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande para a coleta dos resíduos recicláveis como: lixos eletroeletrônicos, vidros, plásticos papel e papelão. Para isso, uma campanha de conscientização será realizada nos Centros de Ensino, com a instalação de coletores para dar a destinação correta a esses resíduos. Também foi feita uma parceria com o Jardim Botânico Professor Ivan Coelho para a distribuição de mudas, para tentar reduzir o deficit de arborização de Campina Grande.

Texto: Severino Lopes