Alunos do 4º período do curso de Odontologia compartilham experiência de estágio em UBS de Campina Grande

30 de março de 2022

Uma experiência gratificante, inesquecível e que marcou a passagem dos estudantes do 4º período do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por comunidades de Campina Grande, em um contato direto com famílias carentes do município, assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa experiência realizada durante o semestre 2021.2 foi compartilhada na manhã desta quarta-feira (30), na 5ª Mostra de Vivência do Estágio na Estratégia Saúde da Família I.

O evento, realizado no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus I, seguiu rigorosamente todos os protocolos sanitários, contou com a presença de alunos e professores envolvidos na atividade. Ao todo, 20 estudantes participaram do estádio divididos em 5 grupos. Durante a mostra eles apresentaram em forma de vídeo, um resumo da ação, destacando a importância da experiência e do contato direto com a população.

Coordenadora dos trabalhos, a professora Renata Rocha explicou que o estágio curricular “Estratégia Saúde da Família” é obrigatório e acontece em parceria com as Secretaria de Saúde de Campina Grande, e os municípios pactuados. Por conta da pandemia, parte da ação aconteceu no formato remoto, sendo que com a retomada das atividades práticas na UEPB de forma gradual, foi possível realizar o estágio forma presencial em várias Unidades Básicas de Saúde de Campina Grande (UBS), e em equipamentos sociais existentes no território de abrangência da comunidade. A parte remota foi realizada com profissionais dos municípios de Esperança, Pocinhos, Olivedos e Conceição.

“A Mostra é o dia dos estudantes do 4º período fazerem o compartilhamento do que vivenciaram ao longo deste estágio” observou a professora. A ação, que aproximou ainda mais a Universidade da comunidade, envolveu agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, na perspectiva da interprofissionalidade. Ao longo do semestre, os estudantes desenvolveram ações de promoção, de prevenção dos problemas relacionados à saúde bucal, junto a equipe da Atenção Básica.

A professora Renata Rocha observou ainda que o intuito do estágio é possibilitar que os estudantes de Odontologia estejam mais próximos do SUS, em contato direto com a população, e conhecendo na prática as ações que são desenvolvidas pela equipe da atenção básica. O estudante Carlos Lira, fez parte do grupo que atuou na UBS Argemiro Figueiredo, no Rosa Cruz. Em sua apresentação, ele relatou a experiência e disse que o momento foi marcante, contribuindo significativamente para a sua formação profissional.

“Foi uma experiência marcante e muito gratificante. Toda equipe foi bem acolhida e pode vivenciar o trabalho realizado com muito carinho com a população”, relatou. O Estágio foi realizado no período de 16 de fevereiro a 23 de março, na UBS Antônio Mesquita e Horacina Almeida, no Distrito Sanitário I, UBS Bodocongó I, no Distrito Sanitário II, UBS Jardim Continental, no Distrito Sanitário III e Argemiro Figueiredo no Distrito Sanitário V.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Renata Cardoso Rocha Madruga, Alidianne Fábia Cabral Cavalcanti, Waleska Fernanda Souto Nóbrega, Elyssama Alvarenga Terto Vieira Ramalho e pelo professor José Eraldo Viana Ferreira., além de diversos monitores e preceptores.

Texto e fotos: Severino Lopes