Arraiá do T21: Projeto de extensão do Câmpus de João Pessoa promove ação para crianças com Trissomia do 21

26 de maio de 2023

Com o objetivo de desenvolver ações para o ensino das Ciências Biológicas de forma lúdica às crianças com T21 e seus familiares, o projeto de extensão “Biologia: um olhar para a Trissomia do 21” promove, no sábado (3), às 9h, na Central de Aulas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, o “Arraiá do T21”.

De acordo com a coordenadora do projeto, a técnica-administrativa Patrícia Keytth Rocha, a Trissomia do 21 (T21), antigamente chamada “Síndrome de Down”, é a condição genética mais comum de deficiência intelectual no mundo e ações que auxiliam a desenvolver as funções cognitivas dos indivíduos com T21 são importantes para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

“O projeto ‘Biologia: um olhar para a T21’ visa a realização de eventos científicos, em datas comemorativas, para o ensino de Biologia às crianças com T21 e seus familiares, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Neste sentido, nos encontramos na execução deste primeiro evento. Esperamos uma manhã divertida, educativa e de interação entre os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEPB com as crianças e seus cuidadores”, declara Patrícia.

Além das tradicionais barraquinhas juninas, brincadeiras coletivas e quadrilha, o evento contará com uma apresentação cultural do Projeto Universidade em Ação (PUA). Além deste, são parceiros nesta ação as empresas Festas em Casa JP, Master Transfer e Copiadora Carvalho.

Texto: Juliana Marques