Atividades pedagógicas marcam início da 2ª edição do Congresso da Universidade Estadual da Paraíba

Atividades pedagógicas marcam início da 2ª edição do Congresso da Universidade Estadual da Paraíba
8 de novembro de 2022

Palestras, minicursos, oficinas, experiências compartilhadas, transmissão do conhecimento e saberes, além de produção científica em evidência. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já respira a 2ª edição do Congresso Universitário. Com a temática “Ensino, pesquisa, extensão e cultura na UEPB: desafios e perspectivas no contexto atual”, o evento começou com uma série de atividades do chamado “pré-congresso”, realizadas durante todo o dia na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I.

Um dos maiores eventos da Instituição, o Congresso Universitário reúne durante os quatro dias mais de três mil inscritos, entre estudantes, professores e técnico-administrativos. Somente nos minicursos, oficinas e mesas redondas são mais de 1.200 inscritos. Pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento estão apresentando temas por diversos ângulos e abordagens, com técnicas modernas, inovadoras e contemporâneas dentro da proposta do evento.

O Congresso, que envolve as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Graduação, também funciona como uma espécie de vitrine e prestação de contas dos projetos e programas em funcionamento na UEPB. Somente na manhã desta terça-feira (8), primeiro turno das atividades, foram realizados 10 minicursos, cinco oficinas, uma mesa redonda e uma palestra.

Um dos minicursos realizados foi “Ludicidade: Potencialidades no Desenvolvimento e Aprendizagem infantil”, ministrado pela pedagoga e psicóloga da UEPB, Tatiana Vasconcelos. Com 40 inscritos no evento, ela discorreu sobre a utilização de práticas lúdicas para o desenvolvimento da criança em casa na escola. Em sua abordagem, a professora Tatiana Vasconcelos destacou que, pensar nas potencialidades e aprendizagem infantil é enveredar por um processo de mudança durante o decorrer da vida, sendo mais intenso em crianças.

“Todo o crescimento, amadurecimento das funções cognitivas, do emocional e das relações sociais está em pleno desenvolvimento. A ludicidade envolve dois aspectos fundamentais para o ser humano, que é o prazer e o desejo de realizar uma atividade”, enfatizou. O minicurso está dividido em quatro etapas, sendo realizado com a participação das estudantes Joana D’arc Felipe, Priscilla Mendes da Silva e Amanda Kelly Sousa Rodrigues, que cursaram a disciplina de psicopedagogia no curso de Pedagogia.

Outras oficinas também movimentaram o primeiro dia do Congresso, sendo que uma delas, “O yoga na vida acadêmica, caminho de autotransformação”, foi coordenada pelo professor do Câmpus de Monteiro, Adeilson da Silva Tavares. Professor Adeilson destacou que a oficina, ministrada pelas ex-alunas de Letra do Câmpus VI, Maria Ivaniete da Silva e Nini Lins, teve como objetivo trazer para o campo da educação uma das áreas do conhecimento que faz a integração do corpo e da mente.

“O yoga é uma prática milenar que dentro de várias versões, sejam elas científica, acadêmica ou religiosa, entende-se que seja uma pática em que o desenvolvimento humano é pensado a partir da autotransformação e da integração entre o corpo e a mente”, explicou. Ele lembrou que o yoga pode ser usado em diversas situações e elevar a melhora na qualidade de vida, inclusive na educação.

Também integra o evento a oficina: “Desinformação: pensar, agir e intervir”, ministrada pela jornalista Juliana Ferreira Marques, que faz parte da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM). Com 30 inscritos, ela repassou informações importantes sobre as formas de combater a desinformação e garantir uma informação transparente e verdadeira.

Além dos minicursos e oficinas, uma mesa redonda movimentou a manhã do pré-congresso. Com tema “PET-Educação e suas contribuições para a formação do graduado”, a palestra foi realizada no Auditório II da Central de Integração Acadêmica e apresentou toda a riqueza e os resultados do Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Farmácia e Administração. O auditório atingiu a capacidade máxima de lotação com a participação de estudantes dos dois programas. A atividade foi apresentada pelas professoras Maria do Socorro Ramos de Queiroz e Sandra Maria Araújo Souza, sob mediação de Bruno Henrique Oliveira Timbó.

Em sua apresentação, a professora Maria do Socorro detalhou toda a história e o funcionamento do PET Farmácia, que ao longo de 12 anos de existência tem unido a teoria e a prática e contribuído para a formação de muitos estudantes. Ela destacou todas as atividades desenvolvidas no programa no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “É um Programa que desenvolve todas as atividades extracurriculares. Com a existência do PET, o Departamento de Farmácia já conseguiu incentivar vários alunos, sendo que alguns já concluíram até o doutorado”, explicou.

Já a professora Sandra Maria, destacou a trajetória do PET Administração, que também existe a 12 anos, e lembrou que o Programa também atua nas três esferas, além de capacitar e fortalecer os alunos para uma melhor entrada na pós-graduação. “As atividades desenvolvidas contribuem para a formação dos estudantes que acabam tendo um currículo diferenciado. Alguns já são professores ou conseguiram outras carreiras”, destacou.

Acompanhando as atividades de pré-congresso, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, destacou a grandiosidade do evento que envolve vários setores da Universidade. “É um evento gigantesco dentro da UEPB, e as expectativas são as melhores. Estamos felizes com a realização deste evento que tem atividades nos três turnos”, destacou.

O congresso segue até a próxima sexta-feira (11) e agregará os eventos 29º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), 6º Seminário de Extensão (SEMEX), 1º Congresso de Pós-Graduação, 7º Encontro de Iniciação à Docência (ENID), 5ª Grão Fino – Semana de Fotografia, e 5ª Semana de Sociologia. Toda temática do evento será abordada em forma de conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos e projetos, fóruns, exposições e apresentações culturais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Severino Lopes e João Cardoso (Estagiário)