Avaliação Quadrienal da Capes demonstra consolidação dos Programas de Pós-graduação da Universidade Estadual

19 de setembro de 2022

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo acompanhamento e avaliação da Pós-graduação stricto sensu no País, divulgou os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal dos cursos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na Universidade funcionam 26 Programas de Pós-graduação, sendo sede de 16 e participando de outros 10 em redes e/ou associação com outras Instituições de Ensino Superior. Numa escala que vai de 3 a 7, a maioria dos Programas da UEPB manteve ou elevou a nota da avaliação anterior de 2017.

Mantiveram os conceitos 4 os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Literatura e Interculturalidade, Ecologia e Conservação, Ensino de Ciência e Matemática, Enfermagem, ProfLetras e Odontologia, enquanto os Programas de Pós-Graduação Profissional em Matemática em rede Nacional (PROFMAT) e em Etnobiologia e Conservação da Natureza mantiveram a nota 5.

Elevaram seus conceitos para 4, os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Ensino de Física, ProfFSaúde e Psicologia da Saúde. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias elevou seu conceito para 5 e o Programa Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) para 6.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, disse que o resultado preliminar da avaliação da Capes foi bastante positivo, pois “tivemos um aumento na quantidade de cursos que agora com o conceito 4 podem solicitar abertura de cursos de doutorado, além de termos nosso primeiro curso próprio com conceito 5, e integramos uma rede com conceito 6, mostrando efetivamente, o crescimento e o início da consolidação de vários Programas”, afirmou.

Já o coordenador Geral da Pós-graduação, professor Luciano Justino, destacou que se levado em conta uma Universidade com pós-graduação stricto sensu relativamente recente, o resultado atesta o processo de consolidação e evolução da Pós-graduação da UEPB.

O professor Josemir Moura Maia, coordenador adjunto do Programa em Ciências Agrárias, ressaltou que o resultado da quadrienal da Capes é uma vitória coletiva, que não seria possível sem o empenho da UEPB, da Embrapa Algodão e dos órgãos financiadores como FAPESQ, FINEP, CAPES e CNPq, sem a dedicação e a competência dos pesquisadores dessas instituições e dos colaboradores parceiros dos grupos de pesquisa e da enorme dedicação de todo corpo discente envolvido com o Programa.