Campanha Setembro Amarelo é lembrada em aula aberta promovida pelo Departamento de Psicologia

16 de setembro de 2022

Na terça-feira (20), às 14h, o Departamento e Clínica de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverão uma aula aberta, intitulada “A clínica do suicídio: possibilidade, manejo e impasses”, como parte da Campanha Setembro Amarelo, em prevenção ao suicídio. A atividade acontece no Auditório de Psicologia, Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O convidado é Thiago Fernandes, professor do Departamento de Psicologia, mestrando em Psicologia da Saúde e psicólogo clínico. A coordenação da atividade é da professora Jailma Souto.

Campanha
No Brasil, desde 2014 é realizada a campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano, organizada por iniciativas públicas, privadas e organizações não governamentais.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Campanhas deste tipo procurar retirar o tabu de se conversar sobre o suicídio, a importância de se falar a respeito, maneiras de procurar ajuda e formas de prevenção.

Texto: Juliana Rosas