Câmpus de Araruna promove cerimônia de Colação de Grau do semestre letivo 2022.2

21 de dezembro de 2022

Como não poderia ser diferente, foi uma celebração marcante, inesquecível, para ficar na posteridade. Com a sublime missão de formar cidadãos capacitados, éticos e comprometidos, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), Câmpus VIII, localizado em Araruna, entregou a sociedade mais 56 profissionais entre engenheiros civis, odontólogos e físicos.

Os concluintes dos cursos de Licenciatura em Física, Engenharia Civil e do Bacharelado em Odontologia colaram grau acadêmico. Dos 56 graduandos, 16 eram do curso de Engenharia Civil, 29 de Odontologia e 11 de Física. A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2022.2 foi realizada na tarde desta segunda-feira (20), na Vila Requinte, e reuniu além dos concluintes professores, amigos, familiares e coordenadores dos cursos.

Presidida pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, a cerimônia começou com a entrada dos formandos por curso, seguido da congregação de professores e da comissão de honra, conduzindo a paraninfa geral, a professora Aline de Lima Faustino Santos. A formanda Maria Ana Fernandes Nobre, do curso de Engenharia Civil prestou o juramento em nome dos concluinte. Já Ana Beatriz Barros, do curso de Odontologia, recebeu a incumbência de ser a oradora das turmas. Em seu discurso ela fez um retrospecto dos principais momentos vividos pelos graduandos desde o ingresso no curso até a conclusão.

Entusiasmo, expectativas, alegria, saudades, dificuldades, medos, solidão, superação, renúncia e vitória marcaram a fala da oradora. Durante o discurso, ela não se conteve e chorou ao lembrar das dificuldades enfrentadas durante a caminhada, que se agravou com a pandemia da covid-19. Como reconhecimento à técnica e ao avanço, ela lembrou que o advento da tecnologia, que permitiu as aulas remotas, e a ciência, que produziu a vacina contra o coronavírus, minimizaram as dores, segundo ela;

Grande homenageada, a paraninfa das turmas, professora Aline de Lima Faustino Santos, também fez um discurso emocionante. Gratidão, felicidade, sonhos, conhecimentos, partilha, generosidade foram palavras que marcaram a palavra da homenageada. O discurso do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também foi emocionante e se transformou em uma reflexão. Como fez em todas as colações de grau deste semestre, o pró-reitor lembrou que o momento era de celebração, vitória e esperança. Ele também procurou encorajar os novos profissionais para os novos desafios que virão e enfatizou que nesta nova etapa da vida, eles não podem perder a capacidade de continuar sonhando e esperando.

O ápice da cerimônia foi a conferência do grau acadêmico. A primeira a colar grau em nome da turma foi a formanda Maria Isabel Araújo Silva, do curso de Odontologia. O grau foi conferido pelo professor Sérgio Henrique Gonçalves de Carvalho, coordenador do curso. Em seguida foi a vez do concluinte Francivaldo Jacinto de Oliveira, do curso de Engenharia Civil, receber o grau acadêmico de forma simbólica em nome da turma, conferido pelo professor Daniel Baracury da Cunha Campos, coordenador do curso. Na sequência, o graduando Josenildo Moreira dos Santos, do curso de Física, colou o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo professor Valdei Alves dos Santos Junior, coordenador do curso.

Da mesma forma marcante, emocionante e reflexivo foi o discurso da presidente da solenidade, a vice-reitora Ivonildes Fonseca. Após cumprimentar a todos, ela procurou descrever o sentimento que envolvia os formandos. E lembrou que eles agora iniciam uma nova fase da vida, a partir de uma nova perspectiva. Ela aproveitou a ocasião para destacar a missão da UEPB em procurar contribuir para melhorar a vida das pessoas, como também a preocupação da Instituição em ir além do ser humano. Ivonildes ainda destacou a implantação de políticas que valorizam outras vidas importantes, como a proteção e o cuidado dos animais e a valorização de plantas através de Bosques e do Jardim Botânico.

Adiante, ela lembrou que a UEPB também tem investido em políticas que visam garantir alimentos saudáveis e no enfrentamento ao agrotóxico. O cuidado com o meio ambiente também é uma preocupação da universidade, segundo ela. “A UEPB é uma Universidade viva, pulsante, atuante e que está a todo o momento integrado nesta onda de valorização da vida em todos os aspectos”, destacou. A solenidade foi encerrada ao som da canção “Tocando em frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, e com os novos profissionais devidamente formados.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos