“CBN Universidade” completa três anos divulgando a UEPB e investindo na formação de futuros jornalistas

“CBN Universidade” completa três anos divulgando a UEPB e investindo na formação de futuros jornalistas
22 de setembro de 2021

Produção de notícias, elaboração de pautas, entrevistas, edição de matérias e apresentação. Assim é o programa “CBN Universidade”, produzido por estagiários do curso de Jornalismo e profissionais da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Também participam da iniciativa alunos do Curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que estagiam na CODECOM.

Considerado um laboratório jornalístico para os futuros profissionais da área, o “CBN Universidade” completa nesta quarta-feira (22) três anos de existência. A comemoração, no entanto, será na edição especial do próximo sábado (25). No ar, divulgando a produção científica e acadêmica e apostando na formação qualificada dos futuros jornalistas, o radiofônico tem cumprido sua missão, e proporcionado uma experiência enriquecedora aos estudantes de Jornalismo da UEPB.

O programa possibilita aos estudantes a experiência de conhecer e fazer parte dos bastidores da produção de uma matéria jornalística veiculada em uma das mais conceituadas emissoras de rádio da Paraíba, com a marca da Rede Paraíba de Comunicação. Produzido com muita dedicação, o programa é veiculado todos os sábados, das 9h às 10h, da Rádio CBN Campina (103.5 FM). Ao todo, já foram produzidos 162 programas neste período de três anos. Em agosto do ano passado, atingiu a marca simbólica dos 100 programas no ar em plena pandemia.

Mesmo com as restrições impostas pela atual situação sanitária, o programa não parou, graças ao esforço da equipe da CODECOM, e a vontade de aprender dos estagiários do curso de Jornalismo. Com uma hora de duração, o “CBN Universidade” apresenta informações de Direito e Cidadania; além de transmitir informes para a comunidade acadêmica, com destaque na pesquisa e no trabalho de pesquisa e extensão da UEPB. Os estudantes são sempre acompanhados de perto pela jornalista Isis Coelho, que procura dar todo o suporte e transmitir um pouco de sua experiência para os futuros jornalistas.

De acordo com Isis, as matérias produzidas e veiculadas durante o programa abordam temas atuais e de grande utilidade para a sociedade paraibana. Além do mais, desde o seu nascedouro, o matutino também funciona como canal de comunicação entre as ações que são desenvolvidas pela UEPB e a população que é assistida em seus diversos níveis de atuação, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. O primeiro programa foi ao ar no dia 22 de setembro de 2018, graças a pioneira parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Rede Paraíba de Comunicação.

Mais de 100 estudantes estagiários do último período do curso de Jornalismo da UEPB, e estagiários da UFCG, já participaram do programa durante esses três anos de existência. Atualmente, 37 estudantes, divididos em duas turmas, estão envolvidos na produção do “CBN Universidade”. As entrevistas e produção das matérias têm sido feitas de forma segura, obedecendo o distanciamento social e seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários.

Durante esse período mais de 10 colaboradores entre profissionais da Comunicação da UEPB e professores da Instituição tem contribuído para a veiculação de um produto de qualidade, pautado nos princípios éticos do jornalismo e do respeito à sociedade. A direção do programa é do coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, enquanto que a jornalista Isis Coelho é responsável pela supervisão e edição do programa. A direção técnica do programa é do jornalista Apolo Ricarte.

Atualmente, o programa é apresentado pela comunicadora formada no curso de Educomunicação da UFCG, Natasha Leoni. Diversos estudantes tiveram essa experiência, a exemplo da jornalista Carol Santos, a primeira apresentadora do programa quando ainda era estudante de Jornalismo da UEPB. O “CBN Universidade” também conta com as colunas fixas “Direito e Cidadania”, apresentado pelo professor Luciano Nascimento; “Português sem Segredos”, apresentado pelos professores Edson Tavares e Dennis Medeiros; e “Saudiá”, de responsabilidade da jornalista Luciellen Lima.

Idealizador do programa, o jornalista Hipólito Lucena comemorou os três anos do “CBN Universidade” e destacou a relevância da parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Comunicação da UEPB e a Rede Paraíba de Comunicação. “Nesses três anos nós temos procurado abrir espaços para os estudantes e garantir uma produção com muita qualidade, na construção dessas informações e também no valor que essas informações têm para divulgar as potencialidades científicas, acadêmicas e culturais de nosso estado”, destacou.

Hipólito ainda lembrou que o programa tem sido feito com “muitas mãos”, de forma permanente e com olhar atento para os temas atuais produzidos pela Universidade e que se refletem na sociedade.
“Estamos felizes por esta caminhada e esperamos que se renove por muitos anos”, acrescentou.

Editora do programa, Isis Coelho disse que a experiência tem sido gratificante, visto que contribui de forma efetiva na formação de futuros jornalistas. Ela enfatizou o esforço e empenho da equipe em buscar as pautas e sempre procurar produzir um material de qualidade. Isis lembrou ainda que devido a pandemia, a equipe e os estudantes tiveram que se reinventar e pensar pautas que pudessem ser feitas de casa, usando as redes sociais e dispositivos móveis para fazer contato com os entrevistados.

“O espaço do ‘CBN Universidade’ é importante, pois conseguimos publicar, além do site da UEPB, o que é produzido pelos nossos estagiários. É um laboratório real da produção jornalística para o rádio e que conseguimos popularizar e divulgar a ciência, os estudos, pesquisas, ações de extensão da Universidade, até mesmo como prestação de contas do que é desenvolvido na Instituição. E para os alunos é uma experiência e tanto”, destacou.

O diretor técnico do programa, Apolo Ricarte afirmou que o “CBN Universidade” foi um grande desafio de produção para todos os que fazem a CODECOM. Ele observou que o maior desafio foi se adequar ao padrão de qualidade da Rádio CBN, além da responsabilidade de auxiliar na produção e na edição do material. “Nós produzimos tudo e já enviamos pronto só para os ajustes finais da direção da emissora. Com a pandemia, aumentou esse desafio, mas a gente sempre auxiliou os estudantes para entregarem um material de qualidade, feito em suas casas”, observou.

Durante a produção do programa a CODECOM possibilita aos estudantes prepararem pautas, redigir matérias e gravar entrevistas. Quem vive essa experiência não esquece o aprendizado. Foi oq que destacou Sara Albuquerque, aluna de Jornalismo da UEPB e que está estagiando na produção o programa. “O ‘CBN Universidade’ tem sido um espaço fundamental para que nós, alunos do curso de Jornalismo, pratiquemos e desenvolvemos as habilidades aprendidas em nossa formação. Além de pedagógica, essa oportunidade é importante porque serve como portfólio, tendo em vista que as nossas produções são veiculadas em um meio de comunicação de visibilidade. Sem dúvidas, uma oportunidade de grande relevância para a nossa formação acadêmica e profissional”, destacou.

O jornalista da Rede Paraíba de Comunicação, Carlos Siqueira, reforça que o “CBN Universidade” destacou a relevância do programa para divulgar as ações da Universidade, e ao mesmo tempo, levar informações de qualidade à sociedade. Siqueira lembrou do lançamento do programa e enfatizou que a iniciativa tem servido de laboratório para os estudantes de Jornalismo da UEPB e universidades parceiras praticarem o Radiojornalismo, tão importante nos dias atuais. Ele observou que os estudantes que tem a oportunidade de fazer parte de um projeto como esse, saem bem mais preparados para o mercado de trabalho.

“Este é um espaço importantíssimo para que os projetos no âmbito universitário ganhem visibilidade em toda a comunidade. Nós, da Rede Paraíba de Comunicação, estamos muito felizes com o retorno desse projeto e com a proposta de levar a informação dos projetos de dentro da UEPB para a população paraibana”, disse Carlos Siqueira.

Texto: Severino Lopes
Fotos: CODECOM/Arquivo (Fotos tiradas antes da pandemia)