Central de Integração Acadêmica recebe exposição “Potiguara: Cenas e Poemas”, de Paizinha Lemos e Normana Natália

17 de junho de 2022

Está em cartaz na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Campina Grande, a exposição fotográfica “Potiguara: Cenas e Poemas”. O trabalho resulta de uma parceria entre a jornalista e fotógrafa da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) e da professora do Departamento de Educação, Normana Natália Passos.

A exposição é composta por cerca de 30 fotos captadas por Paizinha Lemos e 14 poemas escritos por Normana, a partir de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação de História Social da Universidade de São Paulo (USP). Assim, a obra conjunta contempla várias narrativas da vida do povo potiguara, revelando detalhes que percorrem desde a beleza de seus adornos, até algumas de suas práticas diárias, a exemplo de caça e pesca.

Paizinha Lemos tem 31 anos de profissão. Ela iniciou na fotografia no curso de Comunicação Social da UEPB e, desde então, não parou mais. Para a exposição, foram tiradas mais de 400 fotos, sendo selecionadas posteriormente as que de modo mais fiel retratam a cultura potiguara. “A ideia de fazer a exposição veio em 1991, quando conheci Baía da Traição e fiquei encantada com eles”, disse Paizinha. O mesmo encantamento, aliás, é compartilhado pela professora Normana, e, de acordo com ela, as poesias foram surgindo dessa admiração, naturalmente, conforme se avolumava a escrita de sua tese. “Comecei a escrever poesia ainda criança, mas essa escrita poética e etnográfica nasceu do meu doutorado”, pontuou.

A exposição já ocorreu em Baía da Traição e no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina, obtendo uma boa receptividade em ambas as cidades. Ela permanece em cartaz na Central de Integração Acadêmica até o dia 9 de julho.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Severino Lopes