Centro de Ciências Sociais e Aplicadas realiza acolhida e pró-reitores apresentam Instituição aos novos estudantes

20 de março de 2023

Expectativas, sonhos e realizações. Se toda caminhada começa com o primeiro passo, a jornada de muitos estudantes na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) oficialmente começou nesta segunda-feira (20). Com a presença da reitora Célia Regina Diniz, e pró-reitores da Instituição, a Direção do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) recepcionou nesta manhã os novos estudantes que compõem os cursos de Administração, Jornalismo, Ciências Contábeis e Serviço Social da Instituição.

A solenidade, realizada no Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande, marcou as boas-vidas aos feras. A acolhida foi feita pela reitora Célia Regina; pelo diretor do CCSA e idealizador da iniciativa, professor Geraldo Medeiros; e contou com as participações do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; o pró-reitor adjunto Estudantil, Manuel Antonio Gordón-Núñez; o coordenador do PIBIC, professor Carlos Henrique Salvino; o coordenador do curso de Comunicação Social, professor Rômulo Azevedo; a coordenadora do curso de Administração, professora Sandra Maria Araújo; e a coordenadora adjunta do curso de Serviço Social, professora Socorro Pontes.

Ao transmitir as boas-vindas aos feras, a reitora Celia Regina destacou que a Universidade onde os novos graduandos estão ingressando completou no último dia 15 de março 57 anos, sendo uma Instituição forte, que ao longo de sua história obteve importantes conquistas, desde a criação, como Universidade Regional do Nordeste, passando pela Estadualização, reconhecimento pelo MEC e autonomia financeira. “Tudo isso é motivo de alegria. Sejam bem-vindos a UEPB, às margens do açude de Bodocongó, que é um açude histórico, não só de Campina Grande, mas do Brasil”, observou.

A reitora conclamou os estudantes a aproveitarem tudo o que a Instituição oferece no campo da pesquisa, extensão, cultura, PIBID entre outras ações. “Vivam esse clima maravilhoso. Aqui nós temos professores e professoras, técnicos e técnicas de alta qualificação em nossa Instituição. Por isso, temos orgulho de fazer parte de uma Universidade que contribui sobremaneira para o desenvolvimento da Paraíba, do Nordeste e do Brasil”, destacou.

Diretor do CCSA, professor Geraldo fez uma acolhida calorosa aos novos estudantes. Ele aproveitou a ocasião para fazer uma contextualização do momento e destacar as características e o papel dos quatro cursos oferecidos pelo Centro. Em sua saudação, ele destacou a importância dos cursos de Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis e Jornalismo. Para ele, é importante que os alunos saibam dos seus direitos e deveres no momento que entram na universidade. “Será do Bodocongó onde o melhor da vida vai acontecer. Desejo que vocês saiam daqui melhores do que antes. Sejam felizes. O melhor da vida já começou”, disse.

Os pró-reitores aproveitaram a ocasião para apresentar a Universidade aos feras e tecer informações sobre direitos que eles têm durante a jornada acadêmica. Foram apresentados os canais de acesso aos programas e editais estudantis, além de outras ações que farão parte da vida dos estudantes ao longo do curso. Inicialmente, o pró-reitor Eli Brandão observou que a Pró-reitoria de Graduação é uma das quais os estudantes vão ter muito contato durante o curso. Como orientação, ele pediu aos estudantes para acessarem sempre o site oficial da UEPB e lembrou que a PROGRAD preparou um Guia do Estudante com todas as informações relacionadas à vida acadêmica. Ele também destacou os editais vinculados a PROGRAD, a exemplo dos de Monitoria e Residência Pedagógica.

Representante da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), o professor Manuel Antonio Gordón-Núñez também deu as boas-vindas aos estudantes. Ele também pediu aos feras para acessarem o site da UEPB onde se encontram todas as informações sobre os critérios para ter acesso aos programas Estudantil ofertados durante o semestre. O pró-reitor adjunto citou alguns dos programas de Assistência Estudantil como: Restaurante Universitário, Programas de Residência Universitária, Bolsa Manutenção e Bolsa de Manutenção Parcial, o programa para Liberação de Transportes para atividades acadêmicas e Bolsa Evento, Programa de Tutoria Especial, Bolsa Alimentação, além do atendimento psicológico.

O coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), professor Carlos Henrique, destacou alguns dos programas que os novos estudantes já podem ter acesso no âmbito da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), sendo, o principal deles o PIBIC. Os novos estudantes gostaram da forma como a UEPB acolheu a todos na chegada à Instituição. João Victor, estudantes do curso de Administração, disse que chega à Universidade com muitas expectativas, na esperança de adquirir conhecimentos e se tornar um bom profissional. “As expectativas são muitas. Eu acredito que fiz a escolha certa, porque gosto da área de humanas”, disse.

Texto e fotos: Severino Lopes