Chamada de trabalhos para a 5ª edição da Grão Fino Semana de fotografia é prorrogada até 10 de outubro

29 de setembro de 2022

A comissão organizadora da 5ª edição da Grão Fino Semana de Fotografia anunciou a prorrogação do prazo da chamada de trabalhos para o dia 10 de outubro. O evento será realizado de 9 a 11 de novembro em Campina Grande, com programação híbrida. A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada em formato on-line, mas haverá a realização de palestras, debates e oficinas de modo presencial. As inscrições são gratuitas.

Os autores que desenvolvem pesquisas na área da fotografia e do audiovisual podem encaminhar artigos e relatos de experiência em três eixos temáticos. O grupo de trabalho 1 (GT-1) será sobre “Fotografia Documental, enquanto o GT-2 trata do tema “Fotografia Contemporânea” e o GT-3 recebe trabalhos sobre “Fotografia e Educação”. Com a mudança no prazo para envio dos textos, a divulgação dos trabalhos aceitos também ocorrerá em nova data: 21 de outubro.

Todos os artigos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento, com ISSN nº 2675-8989. As ementas dos GTs, as regras para publicação e o modelo (template) do artigo estão disponíveis neste link. O envio dos artigos será realizado por meio da plataforma Even3, também utilizada para as inscrições dos participantes.

A programação presencial será realizada na Central Acadêmica Paulo Freire da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no prédio do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em 2022, o evento vai integrar a programação do 2º Congresso Universitário da UEPB.

A Grão Fino é uma realização do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF), que agrega pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e a Coordenadoria de Comunicação da UEPB (Codecom) também apoiam esta iniciativa. Mais informações sobre a 5ª Grão Fino – Semana de Fotografia também podem ser acompanhadas pelo perfil do evento no Instagram: @graofino.fotografia.

Novo Calendário Grão Fino 2022
19/08 a 10/10 – Inscrição e submissão de trabalhos (GT’s)
21/10 – Resultado dos pareceres dos trabalhos submetidos (aceites)
09/11 a 11/11– 5ª Grão Fino Semana de Fotografia

Grupos de trabalho para submissão de artigos.

GT1 – Fotografia Documental
Narrativas fotográficas documentais: gêneros, relatos, trajetórias, expressões, estéticas, arquivos fotográficos, etnografia, antropologia visual, história e memória. Contextos, desafios e representações da realidade social na imagem fotográfica documental e fotojornalística, fixa ou em movimento. Profissionais, tecnologias e acessibilidade com a fotografia enquanto documento.

GT2 – Fotografia Contemporânea
Narrativas fotográficas contemporâneas: usos, experimentações e criatividade. O diálogo da fotografia e da cinematografia com as artes e suas expressões. Artistas, meios, estética, política, acessibilidade, fotografia expandida e outras práticas com a imagem fotográfica no contexto da contemporaneidade. Reflexões sobre corpo, estilos e militâncias, bem como relatos de experiência com a fotografia contemporânea.

GT3 – Fotografia e Educação
Narrativas fotográficas educacionais: abordagens teóricas, estéticas, sociais, relatos de experiência, propostas pedagógicas e arte-educação. O uso da fotografia como ferramenta educacional, inclusão, acessibilidade, diálogo, militância e experimentação em espaços de educação formal, não formal e informal. A fotografia fixa e em movimento dentro e fora da sala de aula.