Ciclo de palestras propõe debate com estudantes sobre os desafios dos profissionais da área de Psicologia

22 de junho de 2022

Dentro das atividades acadêmicas da disciplina “Psicologia, Ciência e Profissão”, do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizado entre os meses de junho e julho o primeiro ciclo de palestras destinado aos estudantes do 1º período do curso. O componente curricular é ministrado pela professora Débora Guedes Vilaça, e contará com a participação de vários especialistas na área.

A professora Débora explicou que a proposta tem como finalidade promover uma introdução da Psicologia enquanto área do saber e campo de atuação profissional. As palestras visam consolidar a vivência dessa disciplina. “Essa iniciativa parte da ideia de possibilitar aos estudantes recém-chegados no curso uma melhor compreensão da amplitude de atuação do profissional de Psicologia, evidenciando as mais diversas áreas de formação, bem como gerando um espaço que permita a reflexão e o diálogo em torno da dialética teoria e prática no âmbito da psicologia”, justificou a professora.

Ao todo, o primeiro ciclo de palestras contará com um total de nove profissionais atuantes nas áreas da Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia Jurídica e Investigativa, Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica, nas abordagens da Psicanálise, Logoterapia, Psicologia Junguiana, Abordagem Centrada no Cliente e Psicologia Cognitivo Comportamental. Além desses profissionais, o evento contará com a presença da conselheira, Clarissa Paranhos Guedes, membro do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, que palestrará sobre o Código de Ética do Profissional de Psicologia.

A primeira palestra está programada para o dia 27 de junho e será ministrada pela graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Clarissa Paranhos Guedes. No dia 29 acontece a palestra “Atuação do Psicólogo Escolar”, a ser ministrada pela Psicóloga formada pela UEPB, Maria Thamires Fernandes dos Santos. O ciclo segue no dia 4 de julho, com a palestra “Atuação do Psicólogo Clínico na Terapia Cognitiva Comportamental”, abordada pela psicóloga Mikaela Karla Santos Silva. No dia 6 de julho será a vez do psicólogo Eugênio Felipe Albuquerque Araújo, abordar o tema “Atuação do Psicólogo Clínico na Abordagem Psicanalítica”.

O evento prossegue no dia 11 de julho com a palestra “Atuação do Profissional em Psicologia Jurídica”, a ser ministrada pela professora e psicóloga da UEPB, Aline Lobato. No dia 13 de julho, o professor e psicólogo Thiago Silva Fernandes, vai ministrar a palestra “Atuação do Psicólogo Clínico na Abordagem da Logoterapia”.

As atividades continuam no dia 18 de julho com a palestra “Atuação do Psicólogo Clínico na Abordagem Junguiana”, ministrada pelo psicólogo clínico e escritor, Hermano Trineto. No dia 20, será a vez do psicólogo Max Lira, abordar o tema “Atuação do Psicólogo Organizacional”. O primeiro ciclo de palestras da disciplina será encerrado no dia 25 de julho, com o tema “Atuação do Psicólogo Clínico na Abordagem Centrada no Paciente”, a ser abordado pela psicóloga clínica Emilly Gaião.

Texto: Severino Lopes