Codecom escolhe reportagens finalistas da mostra “Tropeiros de Telejornalismo” do 20º Festival Comunicurtas UEPB
A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta quarta-feira (29), a escolha das 10 reportagens finalistas da mostra “Tropeiros de Telejornalismo” da 20ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. A curadoria contou com jornalistas que atuam no setor, além de estagiários do curso de Jornalismo da Instituição.
A escolha das reportagens é uma das atividades dos(as) estagiários(as), futuros(as) jornalistas, que atuam na Codecom e estão na reta final do curso. O grupo foi acompanhado pelo jornalista e coordenador da mostra, Erivaldo Laurentino, sob a supervisão do coordenador de Comunicação da Universidade e do Comunicurtas UEPB, Hipólito Lucena.
Este ano, o Comunicurtas UEPB celebra a vivacidade da criação artística e para chegar à final, os trabalhos selecionados precisaram abordar temáticas dentro da proposta do festival. A seleção foi rigorosa. Ao todo, foram mais de 20 trabalhos de toda Paraíba que se inscreveram para a mostra, sendo que destes, 10 reportagens foram selecionadas e estão aptas a concorrer e enfrentar o júri popular e o júri técnico durante o evento.
Para escolher as reportagens finalistas, todos(as) assistiram, analisaram e debateram o conteúdo exaustivamente, para em seguida, cravarem suas notas. Para selecionar os trabalhos finalistas, os(as) futuros(as) jornalistas e o coordenador da mostra observaram os critérios exigidos pela Coordenação do festival, como a relevância jornalística, atualidade, profundidade e apuração.
Também foi analisada a narrativa, que observou como o(a) repórter se comportou no que diz respeito à clareza, estrutura, coerência e o ritmo; a estética, que trata sobre elementos de som, fotografia, imagens utilizadas, planos e efeitos; além da criatividade da reportagem, que é referente à originalidade da abordagem e o impacto social da produção.
Dentro da temática “Ideias para ver o mundo”, as reportagens tiveram diversas propostas, desde cultura popular, passando por esportes e até questões políticas. “Então, são temáticas diversas e que a gente precisa fazer essas análises a partir de critérios para que a seleção seja justa”, explicou Erivaldo Laurindo, que destacou o empenho, responsabilidade e compromisso dos(as) estudantes que seguiram à risca os critérios exibidos pela Coordenação do Festival.
Estudante do 8º período do curso de Jornalismo, Lucas Vasconcelos, classificou como gratificante e enriquecedora a experiência de ajudar a escolher as reportagens finalistas da mostra de telejornalismo. “Foi uma experiência bastante gratificante e enriquecedora para mim, porque à medida que a gente vai avaliando, o coordenador vai mostrando vários aspectos das reportagens. Com isso, a gente pode perceber o que é necessário ter em determinadas reportagens, que vão para determinados veículos, sobre alguns assuntos e a forma como a gente deve trabalhar isso da melhor forma”, analisou.
A tarefa de selecionar as 10 reportagens para a final do Comunicurtas UEPB também passou pelo crivo da estudante Maria Clara Santos, do 8º período. Para ela, a experiência também foi marcante e enriquecedora. “Sem dúvida, foi uma experiência muito cativante e abrangente para todos nós, estudantes de Jornalismo. Uma experiência que acrescenta muito em nosso currículo”, disse.
O coordenador de Comunicação da UEPB e do Comunicurtas, o jornalista Hipólito Lucena, destacou a relevância da atividade como forma de inserir os(as) futuros(as) jornalistas no universo do telejornalismo. Hipólito, que acompanhou de perto a seleção, destacou o empenho, e especialmente, o compromisso em ser criterioso na escolha. Ele lembrou que historicamente o Festival Audiovisual de Campina Grande sempre teve um aspecto pedagógico funcionando como espécie de laboratório para os(as) profissionais de jornalismo e outras áreas.
O Comunicurtas UEPB acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, comemorando 20 anos de história e resistência cultural. O Festival é uma realização do Ypuarana Cultural e da Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da Coordenadoria de Comunicação (Codecom), TV UEPB, Secretaria de Cultura de Campina Grande, Secretaria de Cultura da Paraíba e Pró-reitoria de Cultura. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024 de Chamamento Público para Concessão de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais – 3ª Edição.
Texto e fotos: Severino Lopes
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.