Codecom escolhe reportagens finalistas da mostra “Tropeiros de Telejornalismo” do 20º Festival Comunicurtas UEPB

Codecom escolhe reportagens finalistas da mostra “Tropeiros de Telejornalismo” do 20º Festival Comunicurtas UEPB
29 de outubro de 2025

A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nesta quarta-feira (29), a escolha das 10 reportagens finalistas da mostra “Tropeiros de Telejornalismo” da 20ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB. A curadoria contou com jornalistas que atuam no setor, além de estagiários do curso de Jornalismo da Instituição.

A escolha das reportagens é uma das atividades dos(as) estagiários(as), futuros(as) jornalistas, que atuam na Codecom e estão na reta final do curso. O grupo foi acompanhado pelo jornalista e coordenador da mostra, Erivaldo Laurentino, sob a supervisão do coordenador de Comunicação da Universidade e do Comunicurtas UEPB, Hipólito Lucena.

Este ano, o Comunicurtas UEPB celebra a vivacidade da criação artística e para chegar à final, os trabalhos selecionados precisaram abordar temáticas dentro da proposta do festival. A seleção foi rigorosa. Ao todo, foram mais de 20 trabalhos de toda Paraíba que se inscreveram para a mostra, sendo que destes, 10 reportagens foram selecionadas e estão aptas a concorrer e enfrentar o júri popular e o júri técnico durante o evento.

Para escolher as reportagens finalistas, todos(as) assistiram, analisaram e debateram o conteúdo exaustivamente, para em seguida, cravarem suas notas. Para selecionar os trabalhos finalistas, os(as) futuros(as) jornalistas e o coordenador da mostra observaram os critérios exigidos pela Coordenação do festival, como a relevância jornalística, atualidade, profundidade e apuração.

Também foi analisada a narrativa, que observou como o(a) repórter se comportou no que diz respeito à clareza, estrutura, coerência e o ritmo; a estética, que trata sobre elementos de som, fotografia, imagens utilizadas, planos e efeitos; além da criatividade da reportagem, que é referente à originalidade da abordagem e o impacto social da produção.

Dentro da temática “Ideias para ver o mundo”, as reportagens tiveram diversas propostas, desde cultura popular, passando por esportes e até questões políticas. “Então, são temáticas diversas e que a gente precisa fazer essas análises a partir de critérios para que a seleção seja justa”, explicou Erivaldo Laurindo, que destacou o empenho, responsabilidade e compromisso dos(as) estudantes que seguiram à risca os critérios exibidos pela Coordenação do Festival.

Estudante do 8º período do curso de Jornalismo, Lucas Vasconcelos, classificou como gratificante e enriquecedora a experiência de ajudar a escolher as reportagens finalistas da mostra de telejornalismo. “Foi uma experiência bastante gratificante e enriquecedora para mim, porque à medida que a gente vai avaliando, o coordenador vai mostrando vários aspectos das reportagens. Com isso, a gente pode perceber o que é necessário ter em determinadas reportagens, que vão para determinados veículos, sobre alguns assuntos e a forma como a gente deve trabalhar isso da melhor forma”, analisou.

A tarefa de selecionar as 10 reportagens para a final do Comunicurtas UEPB também passou pelo crivo da estudante Maria Clara Santos, do 8º período. Para ela, a experiência também foi marcante e enriquecedora. “Sem dúvida, foi uma experiência muito cativante e abrangente para todos nós, estudantes de Jornalismo. Uma experiência que acrescenta muito em nosso currículo”, disse.

O coordenador de Comunicação da UEPB e do Comunicurtas, o jornalista Hipólito Lucena, destacou a relevância da atividade como forma de inserir os(as) futuros(as) jornalistas no universo do telejornalismo. Hipólito, que acompanhou de perto a seleção, destacou o empenho, e especialmente, o compromisso em ser criterioso na escolha. Ele lembrou que historicamente o Festival Audiovisual de Campina Grande sempre teve um aspecto pedagógico funcionando como espécie de laboratório para os(as) profissionais de jornalismo e outras áreas.

O Comunicurtas UEPB acontece entre os dias 19 e 22 de novembro, comemorando 20 anos de história e resistência cultural. O Festival é uma realização do Ypuarana Cultural e da Polvo – Cinema, Arte e Educação, com apoio da Coordenadoria de Comunicação (Codecom), TV UEPB, Secretaria de Cultura de Campina Grande, Secretaria de Cultura da Paraíba e Pró-reitoria de Cultura. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024 de Chamamento Público para Concessão de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais – 3ª Edição.

Texto e fotos: Severino Lopes