A Codecom é o órgão responsável pelo desempenho de atividades ligadas à comunicação organizacional da UEPB. Atua de forma integrada nos variados meios de comunicação, tanto em mídias online como offline, e em diversos formatos midiáticos como TV e cinema, rádio, fotografia, jornal, web e design gráfico.

 

Vinculada diretamente à Reitoria da UEPB, a Codecom tem por objetivo promover, por meios técnicos, estratégicos e tecnológicos, a conversão da informação em conteúdo informativo, que apresenta as atividades e o cotidiano da instituição.

 

Além disso, atua de forma a estabelecer relações sólidas e confiáveis com jornalistas e editores, visando a facilitação do acesso à informação noticiosa e da comunicação oficial à sociedade, por meio dos veículos de mídia.

A Codecom opera o planejamento comunicacional da UEPB a partir de uma estratégia integrativa, resultando no uso de diversos canais táticos e produtos midiáticos, a fim de obter ações distintivas, porém articuladas, na disseminação da informação e consolidação da imagem institucional.

 

Para que esse propósito ocorra de maneira eficiente, a Codecom é constituída por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de jornalismo, publicidade, design, fotografia e cinema, atuando em frentes como do audiovisual, rádio e TV, impressos e mídias digitais.

 

Núcleos de produção

A Codecom organiza e distribui suas atividades a partir dos núcleos de produção, que possuem atribuições próprias para a realização dos diversos serviços oferecidos, como apresenta o organograma a seguir:

 

Coordenação Geral

Hipólito de Sousa Lucena

Hipólito de Sousa Lucena

Coordenador Geral
hipolitolucena@servidor.uepb.edu.br

LinkedIn
Márcia Dias

Márcia Dias

Técnica administrativa
marciajornalista@servidor.uepb.edu.br

Lattes

Núcleo de Jornalismo

Givaldo Cavalcanti

Givaldo Cavalcanti

Jornalista
givaldo@servidor.uepb.edu.br


Juliana Rosas

Juliana Rosas

Jornalista
julianarosas@servidor.uepb.edu.br


Juliana Marques

Juliana Marques 

Assessora de Comunicação
julifmarques@servidor.uepb.edu.br


Severino Lopes

Severino Lopes

Jornalista
severinolopes@servidor.uepb.edu.br


Núcleo de Design & Tecnologia

Júlio César Oliveira

Júlio César Oliveira 

Ilustrador
jcesargo@servidor.uepb.edu.br


Lediana Costa

Lediana Costa

Designer
lediana@servidor.uepb.edu.br


José Arnaud-Lemos

José Arnaud-Lemos

Publicitário
jarnaudlemos@servidor.uepb.edu.br

LinkedIn

Núcleo TV UEPB

Isis Coelho

Isis Coelho

Jornalista
isiscoelho@servidor.uepb.edu.br


Luciellen Lima

Luciellen Lima

Jornalista
luciellen@servidor.uepb.edu.br


Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi

Audiovisual
mahatmapb@gmail.com


Luan Gomes

Luan Gomes

Designer
luan@servidor.uepb.edu.br


Apolo Ricarte

Apolo Ricarte

Jornalista
apoloricarte@servidor.uepb.edu.br


Erivaldo Laurindo

Erivaldo Laurindo

Jornalista
erivaldolaurindo@servidor.uepb.edu.br


Luiz Claúdio

Luiz Cláudio

Audiovisual
luizclaudio@servidor.uepb.edu.br


Núcleo de Fotografia e Clipagem

Paizinha Lemos

Paizinha Lemos

Fotografia
lemospaizinha@gsuite.uepb.edu.br


Sueli Morais

Sueli Morais

Técnica Administrativa


Thierson Barros

Thierson Barros

Técnico Administrativo
thiersonb@servidor.uepb.edu.br

Lattes

Com a ampliação dos produtos midiáticos e a diversificação de narrativas, se fez necessária uma identidade apropriada para a comunicação da UEPB. A Codecom é um órgão de assessoramento da reitoria, mas na prática assume e transmite o cotidiano e a pluralidade do pensar da comunidade acadêmica. 

 

Desta forma, a Rede UEPB de Comunicação reúne distintamente a comunicação administrativa e institucional, composta, em sua totalidade, por múltiplas vozes, incluindo a própria sociedade.

A Codecom definiu um grupo de stakeholders para caracterizar os públicos que são diretamente, ou potencialmente, beneficiários das ações institucionais da UEPB; sendo aqueles que estão continuamente interessados no processo de tomada de decisão da instituição. O propósito com esta segmentação é tornar mais nítido o público-alvo e a audiência nos planos estratégicos de comunicação e gestão de branding.

 

Dessa forma, os stakeholders são compostos pela:

  • Comunidade acadêmica;
  • Instituições parceiras de ensino e pesquisa;
  • Governo da Paraíba;
  • Profissionais de imprensa e veículos de comunicação;
  • Poderes executivo, legislativo e judiciário (nas esferas federal, estadual e municipal);
  • Sociedade.

A especificação dos pré-requisitos para a prestação dos serviços de comunicação da Codecom visa representar as condições, que respaldam no cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública.

 

Dessa forma, a linha de atuação definida pela Codecom estabelece como legalmente constituído o conteúdo que privilegiar o interesse público e as necessidades institucionais da UEPB, detendo a Codecom de prerrogativa de decisão na validação de pautas e publicações.

Toda e qualquer organização está exposta ao julgamento da opinião pública, seja ele positiva ou negativa. Os órgãos de comunicação das instituições devem estar preparados para gerir e intervir, quando necessário, em caso de risco reputacional.

 

A Codecom atua na prevenção e identificação de possíveis crises de imagem da UEPB, através do monitoramento de mídia, divulgação massiva das ações institucionais e da qualificação por media training.

 

Quando a repercussão é positiva, a Codecom reporta ao setor administrativo abrangido o resultado correspondente. Quando negativa, a equipe da Codecom reúne esforços para analisar as informações, compreender as causas do fato e tomar contramedidas de ajuste.