Núcleo de Jornalismo

O setor de jornalismo é o departamento responsável pela produção de conteúdo jornalístico a ser veiculado nos canais oficiais da UEPB. Suas pautas diárias são planejadas a partir de 3 aspectos técnicos: demanda administrativa-acadêmica; demanda cotidiana e demanda por matérias especiais.

A demanda administrativa-acadêmica corresponde às pautas que comunicam sobre a própria gestão universitária, como divulgação acerca de processos seletivos, convocações, informes de endomarketing e notas do gabinete reitoral, dentre outros.

A demanda cotidiana comunica sobre os acontecimentos do dia a dia da universidade, além de fatos relacionados com os noticiários, a exemplo de eventos, cursos, pesquisas científicas em desenvolvimento, notícias de destaque e demais.

Por fim, as matérias especiais são produções noticiosas exclusivas desenvolvidas com o intuito de levar, em debate à sociedade, assuntos relevantes ou estratégicos à UEPB. Em geral, trata-se de um trabalho jornalístico acuradamente construído, onde foram investidos tempo e recursos dedicados para sua elaboração.

Toda a produção do Núcleo de Jornalismo é prontamente enviada para os veículos de comunicação, jornalistas e editores, em formato press-release, como uma potencial pauta de veiculação, objetivando um maior alcance de exposição midiática para a UEPB. Além disso, no que tange a assessoria de imprensa, o Núcleo encontra-se em permanente atendimento aos jornalistas, no auxílio à fontes e a informações complementares.

Contatos

Email: imprensauepb@gsuite.uepb.edu.br
Telefone: (83) 3315-3438

Critérios de noticiabilidade

Por mais cativante que seja divulgar uma informação, nem sempre é proveitosa fazê-la. Isso porque a publicação de notícias demanda recursos, que por sua vez, são limitados. Um espaço no jornal, por exemplo, é uma oportunidade que deve ser muito bem usufruída, pois várias notícias concorrem para disputar cada centímetro da lacuna. Portanto, conquistará a exposição quem melhor ofertar o valor da informação, ou valor-notícia. Esses valores são determinados por critérios que permitem a constituição da informação como notícia. Descrevemo-os a seguir:

  • Relevância: Se a informação é pertinente para um dado público. 
  • Cobertura: Se a informação é de interesse para um grande público.
  • Ineditismo: Se a informação destaca a instituição por originalidade e inovação.
  • Notoriedade: Se um membro da comunidade acadêmica adquire prestígio por trabalho correlacionado à instituição.
  • Identificação socioambiental-cultural: Se a informação causa comoção ou empatia correlacionada à instituição.

A validação da pauta sugerida caberá sempre a Codecom a deliberação final, que se utilizará dos aspectos técnicos comunicacionais para avaliação. Além disso, o propósito das notícias deverá sempre ser o da valorização da imagem institucional manifestado pela impessoalidade (quando não, deverá ser mitigado pela exceção do critério da notoriedade). Pautas que denotem promoção pessoal não serão autorizadas.

Conteúdo não publicável ou não passível de cobertura

Alguns assuntos, ainda que pertencentes ao contexto da universidade, podem não se enquadrar no propósito da comunicação institucional. Isso porque, na sua essência, determinadas temáticas limitam-se apenas a uma divulgação burocrática, de registro ou de rotina, não acrescentando valor comunicacional. Para tomarmos conhecimento delas, elencamos alguns exemplos que não devem estar nos canais oficiais da UEPB, ou que não são passíveis de cobertura jornalística:

  • Defesas de TCC´s, dissertações e teses;
  • Notas de manifestação (com exceção as oriundas da reitoria, por assinalar conteúdo de magnitude institucional);
  • Obituário (com exceção dos casos de comoção pública, professores eméritos, honoris causa, reitores e ex-reitores);
  • Cobertura jornalística de reuniões administrativas ou setoriais (com exceção das oriundas da reitoria, pelo caráter assessorial da Codecom).
  • Produção de notícias: desenvolvimento de pautas jornalísticas, no contexto da instituição, a serem publicadas no Portal UEPB e demais produtos, e encaminhadas em formato press release aos veículos de imprensa.
  • Cobertura de eventos: acompanhamento jornalístico in loco em eventos de expressiva relevância para a instituição.
  • Atendimento à imprensa: intermediar o contato entre jornalistas e editores com a UEPB, que buscam fontes, entrevistados, porta-vozes e informações acerca de sugestões de pautas.
  • Capacitação em comunicação e media training: treinamento voltado para servidores que desejem adquirir noções básicas de comunicação, no objetivo de contribuírem na cultura da comunicabilidade institucional.

Para qualquer um dos serviços, o solicitante deverá encaminhar o pedido para o email imprensauepb@gsuite.uepb.edu.br, ou pelo telefone (83) 3315-3438, ou via SUAP, com antecedência mínima de 10 dias, descrevendo brevemente o assunto em questão.

Núcleo de Design & Tecnologia

É o setor responsável pelo desenvolvimento de peças gráficas institucionais em mídia impressa e digital, e na produção visual dos diversos produtos midiáticos da Codecom. 

Promove o gerenciamento da marca UEPB através do planejamento e criação de materiais publicitários institucionais, difundindo boas práticas de branding e no zelo pela adequada aplicação da identidade visual.

Atua no campo da tecnologia onde convenha a presença da marca UEPB, como nas redes sociais e no contexto da web, possibilitando a produção de conteúdo, interação com o público, medição de audiência, desenvolvimento de novos produtos, e demais recursos no âmbito do digital.

Contatos

Email: designtec@setor.uepb.edu.br
Telefone: 3315-3438 (ramal 3515)

  • Criação de identidade visual para projetos institucionais;
  • Criação de peças gráficas impressas, como banners, cartazes, papelaria, etc.;
  • Criação de peças gráficas digitais, como artes para redes sociais, infográficos, etc.;
  • Design de conteúdo;
  • Redação publicitária, copywriting e microcopy;
  • Desenvolvimento de estratégias digitais e produtos midiáticos.

O Núcleo de Design & Tecnologia presta os serviços apenas no cenário criativo, com o desenvolvimento de layouts, textos e composições. A fase de produção de material, como solicitação de serviço, cotação, autorização e execução, são atribuições do solicitante.

Atendimento de demandas e prazos

A execução das solicitações do NDT decorre sempre pela ordem de entrada da demanda. Em virtude do grande volume de pedidos e da própria natureza extensa do trabalho, é imprescindível que a solicitação ocorra com a maior antecedência possível, sendo o prazo de entrega mínimo de 5 dias úteis. Serviços de ilustrações e diagramação necessitarão de um prazo maior, com período mínimo de 20 dias úteis.

Demandas oriundas da própria Codecom e do Gabinete da Reitoria são consideradas prioritárias, prevalecendo assim sobre as demais.

Procedimentos de solicitação

Os pedidos de solicitação de serviços ocorrem por meio da Central de Serviços da plataforma SUAP (http://suap.uepb.edu.br), devendo o usuário selecionar o objetivo e o conteúdo do projeto a ser desenvolvido.

Núcleo TV UEPB

Focada na produção audiovisual, a TV UEPB atua na elaboração de conteúdo telejornalístico institucional e na cobertura do cotidiano da comunidade acadêmica. Também promove transmissões ao vivo de eventos científicos e culturais, e das atividades administrativas, como reuniões do Consuni, Consepe e prestação de contas.

A TV UEPB é transmitida por meio da plataforma Youtube e conta com mais de 21 mil inscritos, estando entre os maiores canais de conteúdo audiovisual entre instituições de ensino superior públicas do Nordeste.

O espaço de divulgação é aberto para promoção de iniciativas atreladas à UEPB ou de parcerias firmadas com a instituição. Pautas como divulgação de pesquisas científicas de relevância social, projetos de extensão para a comunidade, e serviços de atendimento ao público externo são temáticas que ganham destaque na TV UEPB. Essa abordagem vai de encontro com o que preconiza a missão da UEPB, de permitir visibilidade às iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da instituição que colaboram para o desenvolvimento regional, o bem-estar e a evolução da sociedade.

Contatos

Email: imprensauepb@gsuite.uepb.edu.br
Telefone: (83) 3315-3489

A TV UEPB desenvolve regularmente iniciativas paralelas que fomentam a produção de conteúdo e formação profissional no contexto do audiovisual. Uma delas é o programa de estágio dos estudantes do curso de jornalismo, do Departamento de Comunicação da UEPB. Nele, os discentes podem pôr em prática os estudos teóricos adquiridos em sala de aula, como o desenvolvimento de roteiro, gravação, edição e pós-produção em rádio e TV.

Outra iniciativa de destaque é a participação da TV UEPB no projeto UniverCiência, o primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no Nordeste brasileiro. A TV UEPB empreende na organização juntamente com as mais de 40 TV’s universitárias produzindo em rede de cooperação.

  • Cobertura telejornalística;
  • Transmissão ao vivo de eventos.

Procedimentos de solicitação

Os pedidos de solicitação devem ser realizados com antecedência mínima de 15 dias, por meio da abertura de processo na plataforma SUAP ou pelo email “imprensauepb@gsuite.uepb.edu.br”.

Núcleo de Fotografia e Clipagem

A Codecom dispõe de um setor destinado à cobertura fotográfica de eventos, acontecimentos e pautas jornalísticas. Seu propósito é de contribuir para a comunicação visual das notícias, além de permitir o registro fotográfico como um fato de caráter documental da instituição.

O registro fotográfico realizado pela Codecom também é destinado aos veículos de comunicação juntamente com o press release, para que sejam utilizadas em caso de publicação da pauta. Há de se considerar que, o crédito autoral dos registros é de propriedade da Codecom e do servidor fotógrafo, que autorizam a reprodução das imagens pelos veículos com as devidas menções de crédito.

Contatos

Email: imprensauepb@gsuite.uepb.edu.br
Telefone: (83)3315-3438

Todo o acervo de fotografias da Codecom é continuamente armazenado em um banco digital de imagens. Os registros são organizados de forma cronológica e temática para que sejam facilmente acessíveis às consultas. Compõem, inclusive, esse conjunto, fotografias impressas antigas, que foram restauradas e digitalizadas para que todos os fatos históricos sobre a instituição estejam reunidos em sua totalidade.

Criação da Fundação Universidade Regional do Nordeste; estadualização e conquista da autonomia financeira da UEPB, são exemplos de alguns dos marcos primordiais e datas importantes da instituição que estão devidamente resguardados em imagens reais. 

O intuito desta realização é possibilitar a preservação da memória da universidade por meio dos registros fotográficos, que além de permitir o resgate de informações e fatos transcorridos, constitui-se um patrimônio que homenageia todos aqueles que constroem a UEPB.

A Codecom monitora frequentemente os veículos de comunicação em busca de publicações que referenciem, direta ou indiretamente, conteúdos e informações acerca da UEPB. A busca ocorre por meio de recortes em jornais e revistas, e capturas em sites/blogs, emissoras de rádio e televisão. 

Essa é uma estratégia que visa acompanhar a repercussão da imagem institucional, seja ela positiva ou negativa, perante a mídia e a opinião pública. Essas ações são reportadas aos setores incumbidos, para o planejamento das providências adequadas.

A reunião de toda a coleta desse material resulta na clipagem, o qual é catalogada o conteúdo informacional com identificações cronológicas e midiáticas.

  • Cobertura fotográfica jornalística;
  • Consulta ao acervo fotográfico;
  • Consulta ao acervo de clipagem;

Procedimentos de solicitação

Solicitações para cobertura fotográfica jornalística devem ser efetuadas com antecedência mínima de 15 dias úteis, através do email imprensa@setor.uepb.edu.br ou do telefone (83)3315-3438, informando a descrição do evento. Para acesso ao acervo é necessário agendamento prévio por meio dos canais de atendimento.