Comissão inicia etapa de avaliação das atividades acadêmicas e institucionais entre os anos de 2020 e 2022

19 de setembro de 2022

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), iniciará uma nova etapa de verificação das atividades acadêmicas e institucionais desenvolvidas na Universidade. O questionário de avaliação das práticas desenvolvidas pelos professores e estudantes entre os anos de 2020 e 2022 será encaminhado entre os dias 5 de outubro e 5 de novembro.

A avaliação institucional estará disponível para discentes e docentes avaliarem várias dimensões das atividades acadêmicas e administrativas da UEPB, de acordo com o que prevê a Lei Federal 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Essa atividade tem como objetivo ampliar os canais de comunicação e interação com os(as) professores(as) (efetivos, visitantes e substitutos), e os(as) estudantes do ensino superior presencial, além de buscar avaliar as atividades acadêmicas e institucionais que foram e vêm sendo desenvolvidas durante os anos 2020 e 2022, entre o ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19 e o retorno das atividades presenciais.

As questões estão organizadas em três blocos: INFORMAÇÕES ACADÊMICAS, COMUNICAÇÃO, INFRAESTRUTURA E GESTÃO, com aspectos relativos ao ensino, pesquisa e extensão, abrangendo assuntos sobre os programas de apoio acadêmico e assistência estudantil; infraestrutura, gestão e administração universitária em seus diferentes níveis e setores.

Os questionários estarão dispostos no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para os docentes dos cursos de graduação e os estudantes que têm acesso ao referido sistema, e, para os demais estudantes, estará disponível no Sistema do Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), na medida em que os mesmos acessarem os determinados sistemas. A CPA informa que as respostas apresentadas ficarão restritas apenas ao docente e/ou discente que preencher o formulário e à Comissão. Apenas as estatísticas gerais serão divulgadas, sem nenhum tipo de identificação dos respondentes.