Comitiva da Universidade Estadual realiza missão acadêmica institucional em universidades de Portugal

Comitiva da Universidade Estadual realiza missão acadêmica institucional em universidades de Portugal
25 de maio de 2022

Em busca de ampliar suas ações de internacionalização e aproximação de universidades europeias, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de uma comitiva liderada pela reitora, professora Celia Regina Diniz, realiza uma missão acadêmica visitando instituições de ensino superior em Portugal, com o objetivo de aproximar relações e construir projetos de parceria. A primeira instituição visitada foi a Universidade do Minho (UMINHO). Na segunda-feira (23) a comitiva esteve na cidade de Braga, enquanto na terça-feira (24) o encontro aconteceu no Campus de Azurém, em Guimarães.

No encontro com o reitor da Universidade do Minho, professor Rui Vieira Castro, foi realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre UEPB e UMINHO. Esse documento possibilita a Universidade Estadual se aproximar de futuros vínculos com a instituição portuguesa no que diz respeito a acordos nas áreas de Educação e Ciências Sociais. A reitora da UEPB, Celia Regina, destacou a importância desses encontros que trarão conquistas importantes para a Universidade.

“Este protocolo de cooperação técnica que assinamos tem a função de trabalhar em conjunto nas áreas de interesse das duas Instituições. Estamos estabelecendo um programa de cooperação técnica e científica, que tem como objetivos comuns a mobilidade de estudantes, técnicos administrativos e professores para que a gente possa trabalhar em conjunto em programas de ensino, pesquisa, extensão e também na inovação. Esse tipo de cooperação é importante para fortalecer os nossos programas de pós-graduação e pesquisa como também trabalharmos no sentido de realizar publicações em revistas científicas”, acrescentou a reitora Celia Regina.

Na terça-feira (24), a comitiva que também conta com a participação do chefe de Gabinete da Reitoria da UEPB, professor Luciano Albino, e do coordenador geral do Núcleo de Tecnologias em Saúde (Nutes), professor Misael Morais, foi recebida pelo vice-reitor da UMINHO, professor Eugênio Campos Ferreira. Na oportunidade, o diálogo aconteceu na TecMinho, umas das referências na Europa no que diz respeito à conquista de patentes. Deste encontro também participaram a professora Isabel Ramos, do Departamento de Sistemas de Informação, e Andrea Carla de Azevêdo, pós-doutoranda da TecMinho (UMinho).

O professor Misael Morais, afirmou que esta missão acadêmica institucional entre a UEPB e UMINHO é uma tentativa da UEPB de ampliar suas ações de internacionalização, para que em breve seja possível criar vínculos institucionais com universidades que são referência na Europa. “Este é um investimento que a gestão da reitora Celia Regina tem tentado ampliar para que consigamos criar novos vínculos e formas de afirmação da UEPB fora do Brasil. Nossa aproximação com a TecMinho, por exemplo, tem o objetivo de conhecer a expertise deles no que se refere à transferência do conhecimento produzido na Universidade do Minho, que trabalha na proteção da propriedade industrial, na ciência, tecnologia, empreendedorismo e na formação com projetos de desenvolvimento humano e organizacional”, destacou.

A comitiva da UEPB ainda tem uma agenda ampla nos próximos dias. Nesta quarta-feira (25) será realizada uma visita na Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto, e uma visita a Escola Superior de Biotecnologia da Católica. Na quinta-feira (26), o encontro entre os representantes da Instituição será na Universidade de Aveiro, enquanto na sexta-feira (27), a agenda será na Universidade NOVA de Lisboa (FCT-DEE) e UNINOVA (CTS).

Confira abaixo a galeria de fotos das primeiras reuniões na UMINHO e TecMinho.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Assessoria UMINHO