Conselho Universitário aprova Regimento da Pista de Atletismo da Universidade Estadual da Paraíba

9 de dezembro de 2021

Com certificação internacional e prestes a ser inaugurada, a Pista de Atletismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já tem um Regimento próprio. A proposta de criação do documento deste equipamento esportivo foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), em reunião extraordinária realizada por videoconferência na tarde desta quinta-feira (9).

Presidida pela reitora, professora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, a reunião retomou a discussão sobre a proposta, interrompida após um pedido de vistas do conselheiro Silvanio de Andrade. Após o parecer do professor, a proposta foi discutida, votada e aprovada.

Sonho antigo da comunidade universitária, a Pista de Atletismo da UEPB é um importante equipamento que promoverá inclusão social, incentivará a prática de esportes em Campina Grande e região, bem como, contribuirá para formar futuros atletas olímpicos e paraolímpicos. Com a aprovação do Regimento, relatado pela conselheira Maria Isabelle Silva Dias Yannes, a UEPB deu um passo decisivo e importante para se tornar a primeira instituição a ter uma pista de atletismo oficialmente cadastrada pela Confederação Brasileira de Atletismo.

O equipamento esportivo será administrado de forma compartilhada por um Comitê Gestor, com representantes da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), Coordenadoria de Esporte e Lazer (COLE) e Departamento de Educação Física (DEF). Em seu parecer, a professora Maria Isabelle Silva Dias destacou que a pista é uma demanda antiga do Departamento de Educação Física e trará aos estudantes, docentes e técnicos administrativos do curso um grande avanço no que diz respeito às atividades práticas. Além de oferecer um serviço de qualidade para toda a comunidade Instituição, por se tratar de uma pista oficial, onde serão realizadas provas de pista e campo da modalidade atletismo. “A UEPB terá a primeira pista oficialmente cadastrada nesta cidade, trazendo ótimos benefícios para Campina Grande”, destacou a professora Isabelle em seu relatório.

Dentre outras regulações, o documento aprovado trata da manutenção e do uso do equipamento pela comunidade universitária da UEPB e público externo. A reitora Célia Regina Diniz destacou o trabalho e o cuidado da Comissão responsável pela elaboração do texto em produzir um documento bem elaborado e conciso. Ela enfatizou que a Comissão teve total liberdade para construir o texto, que posteriormente foi encaminhado para análise do Departamento. Célia Regina ainda enfatizou que a Pista de Atletismo é um equipamento fundamental para o DEF e para Campina Grande, como forma de incentivo aos esportes na Paraíba. Ela lembrou da luta para conseguir os recursos, inicialmente, captados junto ao antigo Ministério do Esporte, por aprovar o projeto e atender todas as exigências.

“Foi um equipamento muito difícil de ser construído. Não foi fácil construir uma Pista de Atletismo neste nível, que tem a certificação internacional. É um equipamento tão complexo, que poucas empresas do País estavam aptas para participar da licitação”, observou. Ainda segundo a reitora, a pista estará conectada com toda a comunidade, inserindo ainda mais a Universidade na vida do povo paraibano.

A chefe do Departamento de Educação Física, professora Dóris Nóbrega, destacou que a pista tem um certificado internacional, mas ressaltou o papel social e educacional que o equipamento exercerá, não sendo destinado apenas à performance esportiva. O presidente da Comissão, professor Eduardo Ribeiro Dantas, do Departamento de Educação Física, destacou o esforço coletivo na construção do regimento, ressaltando a participação de alunos, professores e técnicos administrativos do DEF na elaboração do documento.

A pista de atletismo da UEPB possui piso sintético com oito raias, em uma área total de 6.300m². Foi construída dentro dos mais altos padrões de qualidade exigidos pela Associação Internacional de Atletismo e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Nela serão realizadas provas de pista e campo da modalidade atletismo.

Integraram a Comissão, o professor Eduardo Ribeiro Dantas, coordenador adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física; a professora Dóris Nóbrega Laurentino, chefe de Departamento; o professor José Eugênio Eloi Moura, coordenador de Esportes e Lazer; e o professor Josenaldo Lopes Dias; além do aluno do Bacharelado em Educação Física, Túlio Chaves Mendes.

Após a aprovação do Regimento, o próximo passo será a inauguração do equipamento, que está localizado no Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Câmpus I, em Campina Grande.

Texto: Severino Lopes