Conselho Universitário aprova resolução para atender edital de solidariedade acadêmica da Capes

30 de março de 2023

Uma universidade cada vez mais solidária, que acolhe e cria as condições para pesquisadores estrangeiros refugiados desenvolverem suas pesquisas e conquistarem novos conhecimentos. O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (30), a criação de resolução para atender edital de solidariedade acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A UEPB concorreu com várias universidades e a proposta ficou em 11ª colocação, estando entre as melhores. A reunião, realizada on-line e com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, foi presidida pela reitora, professora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, e demais conselheiros que destacaram a relevância da proposta.

A criação de resolução para atender edital de solidariedade acadêmica foi uma proposta encaminhada pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP), relatada pelo conselheiro Belarmino Mariano Neto, que deu parecer favorável e foi acompanhado pelos demais conselheiros. Antes de ler seu relatório, o professor Belarmino destacou o papel da UEPB em atos como este, que favorece a realização de pesquisa e projetos de extensão de alunos de outros países, que por vários motivos tiveram que se exilar em busca de conhecimento e formação.

A proposta apreciada assegura a concessão mensal de auxílio-alimentação mais um auxílio de cunho social no valor de R$ 600 para o professor visitante refugiado que for selecionado no âmbito do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica da CAPES, pelo período de dois anos. O professor Belarmino explicou que a participação da UEPB é uma contrapartida que representa apenas 5% do montante total que será financiado pela Capes, que custeará uma bolsa professor visitante e uma de pós-doutorado, além de passagens aéreas e diárias.

Conforme explicou o relator, o projeto foi aprovado no âmbito do edital 30/2022/CAPES, do Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG) Solidariedade Acadêmica, que prevê concessão de uma bolsa para professor doutor na condição de refugiado e mais uma bolsa de pós-doutorado. No parecer, o professor Belarmino Mariano Neto destacou que o objetivo central da proposta é apoiar projetos e propiciar acolhimentos de docentes refugiados que tenham interesse em atuar no sistema nacional de pós-graduação com foco na formação de recursos humanos de alto nível e de investigação acadêmica científica em diversas áreas do conhecimento.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Bezerra, comentou que o edital, lançado no ano passado, chamou a atenção da professora Andrea Pacheco Pacífico, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais e coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Melo na UEPB. A Cátedra é uma iniciativa do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A UEPB acolheu a proposta da professora Andreia pela importância no âmbito da política de internacionalização e pelo impacto social e acadêmico. “Concorremos com todas as universidades do país. Foram aprovadas 24 propostas e a nossa foi a 11ª melhor colocada. Fomos muito bem classificados em nossa proposta para acolher professores visitantes na condição de refugiados”, afirmou o pró-reitor. A reitora Celia Regina destacou a relevância da Bolsa e do Auxílio e apontou a importância da iniciativa na questão política e de solidariedade.

Texto: Severino Lopes