Conselho Universitário homologa resolução sobre uso de máscaras e aprova criação do curso de Agronomia

29 de novembro de 2022

Na 10ª reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni) ocorrida na tarde desta terça-feira (29), representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deliberaram sobre resolução, processos e homenagem. A reunião aconteceu de forma remota e foi transmitida pelos canais oficiais da Instituição. O Consuni homologou a resolução que torna obrigatório o uso de máscara facial na Instituição e deliberou sobre proposta de criação do curso de Agronomia.

O Comitê de Contingência e Crise covid-19 da UEPB já havia publicado, há duas semanas, uma nota informativa sobre o uso de máscaras no ambiente institucional. O parecer relatado ao Consuni pela professora Nícia Stellita da Cruz Soares considerou: Nota Técnica 16/2022 do Ministério da Saúde (MS) alertando sobre o aumento de casos de covid-19 e a circulação de novas linhagens; dados das Secretarias Estaduais de Saúde ao MS sobre a média móvel de óbitos pela doença; Decreto n° 43.080, de 18 de novembro de 2022, do Governo do Estado da Paraíba, que dispõe sobre a adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo coronavírus, tornando obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados das repartições públicas estaduais a partir do dia 21 de novembro de 2022.

Máscara obrigatória
Considerando o atual quadro epidemiológico de covid-19 no estado da Paraíba, o Consuni homologou RESOLUCAO/UEPB/CONSUNI/048/2022, que atualiza os Protocolos de Biossegurança e estabelece o uso obrigatório de máscara de proteção facial nos ambientes fechados no âmbito da UEPB.

Em seguida, houve deliberação da proposta de criação do Curso de Agronomia na UEPB, com relatoria do professor Edivan Silva Nunes Junior. A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) executou, em parceria com o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II, localizado em Lagoa Seca, o Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia – Bacharelado.

O professor José Félix de Brito Neto, diretor do CCAA, lembrou que esta mudança não é exatamente a criação de um novo curso, mas uma migração do atual curso, que se chama Agroecologia, para o curso de Agronomia, com o aproveitamento de muitas disciplinas do primeiro e acréscimo de novas. Segundo explicou o docente, o principal motivo para a mudança é que a designação “Agroecólogo” não é reconhecida pelo conselho de classe, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Este fato estava causando uma insatisfação no quadro discente e provocando uma alta taxa de evasão, relatou José Félix.

Após deliberação, relatando os diversos pontos positivos da proposta e a alta demanda profissional na área no estado paraibano, a proposta do curso de Agronomia foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Reprodução Rede UEPB