Consuni torna facultativo o uso de máscara na Universidade Estadual e cria Prêmio Inovação Tecnológica

27 de setembro de 2022

Em reunião ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (26), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) alterou a resolução dos protocolos de biossegurança no âmbito da Instituição, tornando o uso de máscara facultativo nas dependências da Universidade, bem como aprovou a criação do Prêmio Inovação Tecnológica.

O prêmio foi criado após solicitação da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) e teve relatoria do professor e conselheiro Jairo Bezerra Silva, que concedeu parecer favorável. A proposta foi apresentada considerando ser imprescindível estabelecer medidas de incentivo à proteção da propriedade intelectual e inovações tecnológicas no âmbito da Universidade.

“Pensamos esse prêmio como estímulo à inovação, que é tão pouco encorajada em nosso país. A intenção é valorizar nossos pesquisadores e os programas de pós-graduação também, que estão atuando e desenvolvendo pesquisas com potencial inovador”, comentou na reunião a professora Simone Lopes, coordenadora de Propriedade Intelectual da Inovatec.

O Prêmio Inovação Tecnológica tem o objetivo de estimular as pesquisas com potencial tecnológico relacionadas à propriedade industrial e inovação tecnológica da UEPB. A ideia é que a instituição do prêmio seja realizada anualmente para os docentes, discentes e servidores que desenvolveram pesquisas inovadoras passíveis de proteção, seja por patente, por desenho industrial, por programa de computador, cultivares e indicações geográficas que detenham notória relevância para a inovação tecnológica do país.

O Prêmio Inovação Tecnológica será concedido às melhores tecnologias depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Inovatec. Após discussão e apontamentos sobre a relevância da ciência e tecnologia para a universidade, a instituição do prêmio foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes na reunião.

Foi também apreciada pelo Consuni a proposta de minuta de resolução de atualização da normativa dos protocolos de biossegurança na UEPB. A Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), tendo em vista os dados recentes sobre os casos de covid-19 na paraíba e a ampla cobertura vacinal, resolveu apresentar a proposta do uso facultativo de máscara dentro da Universidade Estadual. A resolução foi aprovada por unanimidade e a partir de agora, o uso de máscara facial torna-se opcional nas dependências da Instituição.

Texto: Juliana Rosas