Coordenadoria de Inovação Tecnológica deposita mais uma patente em cotitularidade

6 de maio de 2025

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou o depósito de mais uma patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), desta vez, voltada para o setor de Engenharia Sanitária e Ambiental. A patente foi desenvolvida em cotitularidade entre a UEPB e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A tecnologia se refere a um reator de fotocatálise solar automatizado híbrido, destinado ao tratamento de águas e efluentes, caracterizado pelo fato de possuir um sistema programável de controle, que o permite funcionar durante o dia empregando a luz do sol como fonte de radiação. A presente tecnologia foi projetada para maximizar a captação de fluxo solar e conta com um coletor de radiação UV do tipo espelhado, que funciona tanto com radiação ultravioleta natural (do sol) quanto artificial de (lâmpadas).

A patente foi desenvolvida em cotitularidade entre a UEPB e a UFRB, como resultado das pesquisas realizadas no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, com o professor Carlos Antônio Pereira de Lima, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), a professora Geralda Gilvânia Cavalcante, os estudantes de pós-graduação Leandro Santos da Silva e Carlos Christiano Lima dos Santos, e a colaboração da professora Keila Machado de Medeiros, da UFRB.