Corrida simbólica marca 45 anos de criação do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba

Corrida simbólica marca 45 anos de criação do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba
26 de maio de 2023

Uma corrida em que não teve perdedor e que os atletas não tiveram a preocupação de cruzar em primeiro para conquistar a medalha e o lugar de destaque no pódio. Todos venceram. Essa foi a forma de marcar os 45 anos de existência do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB0, que na manhã desta sexta-feira (26) realizou a corrida intitulada “Desafio de Corrida: 45 voltas em uma aula”.

A atividade festiva aconteceu na pista de Atletismo do Departamento de Educação Física (DEF), e reuniu professores, ex-professores, atletas, estudantes e ex-estudantes do curso.
Com apoio da Chefia de Departamento, que tem a frente as professoras Maria Gorete e Anny Sionara, a corrida consistiu em um momento de celebração e simbolicamente representou os principais momentos da história do curso, principalmente as vitórias obtidas em 45 anos de existência do curso.

A ideia partiu do professor Eduardo Dantas, como parte do componente curricular “Estudos do Lazer”, do curso de Licenciatura em Educação Física, e reuniu ao todo, 45 pessoas. Além da chefia de Departamento, apoiaram o evento a Coordenação do curso, a Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), Exército e o Corpo de Bombeiros, que garantiram toda a logística para a realização da prova festiva.

O evento consistiu em uma prova de revezamento realizada por integrantes da comunidade acadêmica da Educação Física, que correram 200 e 400 metros individualmente, um após o outro. O objetivo da prova foi que os seus participantes conseguissem completar 45 voltas sucessivas na pista, no tempo máximo de uma hora.

Com disposição e bom humor, os atletas procuraram alcançar a meta e cruzar a linha de chegada dentro do tempo estabelecido. O tempo geral foi entre 48 e 51 minutos. Ao término, todos conquistaram medalhas. Uma das organizadoras do evento, a professora Anny Sionara garantiu que a prova foi um sucesso e reuniu pessoas de diversas gerações que fazem parte da história do curso.

Da pista para o auditório


Após a corrida, aconteceu o Seminário de modalidades paraolímpicas, no Auditório de Psicologia da UEPB. Um dos professores foi o técnico campeão das paraolimpíadas de futebol de cegos. O seminário consistiu numa capacitação para os alunos do Departamento de Educação Física em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro. O curso segue durante a tarde desta sexta (26) com a parte prática.

Ministraram o curso, os professores Ado Marcelo (Judô), Klébia Berto (Atletismo) e Josinaldo Costa (Futebol de Cegos). O Curso de Educação Física da UEPB foi criado no dia 26 de maio de 1978. Ao longo de quase meio século, o curso já formou inúmeros profissionais que hoje estão brilhando no mercado de trabalho.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação