Cursinho preparatório Pró-Enem prossegue com atendimento a estudantes de forma remota

25 de maio de 2021

Formado por um grupo de estudantes de licenciatura que atuam como monitores e são coordenados pelo professor Faustino Moura Neto, o Programa Pró-Enem, vinculado à Pro-Reitora de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem como objetivo ajudar alunos da rede pública do Estado com baixa renda a ingressar em cursos de ensino superior oferecidos por instituições públicas. Todos os anos são ofertadas 800 vagas e, quando o número de interessados ultrapassa essa quantidade, é formada uma lista de espera.
Com as limitações impostas pelo período de pandemia, em 2021 foram ofertadas 360 vagas, divididas em três turmas, distribuídas no turno da tarde, com aulas na terça, quarta e quinta; três turmas no turno da noite, com aulas na terça, quarta e quinta; e três turmas aos sábados, com aulas apenas no turno da manhã. Para as aulas on-line foi estabelecida uma nova forma de organização das atividades. Os alunos são divididos em grupos de WhatsApp, por turma/turno e recebem os links para terem acesso às aulas e ao material do cursinho. As aulas do Pro-Enem são realizadas até o período próximo à aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021.
De acordo com o coordenador da iniciativa, o professor Faustino Neto, tanto na modalidade presencial quanto no cursinho remoto existem dificuldades. “Uma delas é o acesso à Instituição que, mesmo nos casos em que o aluno mora em Campina Grande depende do passe que é muito difícil para alunos de baixa renda. E ainda tem aquele estudante que não é da cidade, mas que depende de transporte da prefeitura até Campina Grande. Essas dificuldades fazem com que alguns alunos acabem desistindo por conta do deslocamento. Já de forma remota podemos atender o aluno de qualquer cidade da Paraíba. O problema não é o deslocamento, mas, o acesso à tecnologia e aos recursos como internet e equipamentos. Muitas vezes esse estudante só dispõe de um celular e as próprias estruturas da casa não oferecem condições do ponto de vista do conforto para que ele possa assistir às aulas. E a outra dificuldade, tanto remotamente, como presencialmente, diz respeito ao acesso ao material, a aquisição do material”, explicou.
Sobre o cursinho
O Pró-Enem é um curso que tem o objetivo de atender alunos concluintes da rede pública que não estão na universidade, não tem condições de pagar um curso particular e, a partir dessa iniciativa da UEPB, podem estudar gratuitamente e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. E, por outro lado, serve de oportunidade para alunos concluintes e egressos dos cursos de licenciatura da UEPB realizarem a prática docente atuando como professores que ministram as aulas no projeto de extensão.
O professor Faustino Neto acrescenta que desde que foi estadualizada a UEPB sempre teve como foco atender aos alunos de rede pública com o objetivo de possibilitar uma ascensão social, para que todos tenham a oportunidade de ingressar em cursos mais disputados, como Odontologia, Direito, entre outros.
Os resultados alcançados mostram que os alunos se preparam e conseguem ingressar através do SiSU, especialmente na UEPB. Além disso, atualmente, dos 55 monitores em atuação no projeto, mais da metade foram alunos do Pró-Enem que, após ingressar em cursos de licenciatura, resolveram dar esse retorno à sociedade e ministrar aulas no projeto, seja ganhando bolsa ou voluntariamente.
No Enem de 2020 cerca de 30 alunos obtiveram mais de 800 pontos na redação do Exame. Em 2021 as aulas do Pró-Enem tiveram início em abril. As informações sobre oferta de vagas e inscrições são disponibilizadas na página da UEPB.
Texto: Fernanda Bomfim (Estagiária)
Foto: Reprodução Sala Virtual