Curso de Arquivologia participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos realizada até o dia 11 de junho

9 de junho de 2021

“Empoderando arquivos”. Esse é o tema da 5ª Semana Nacional de Arquivos (SNA), com atividades em todo país em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado nesta quarta-feira (9) e que na Paraíba conta com diversas atividades realizadas remotamente desde o dia 7, se estendendo até 11 de junho, com a participação do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
A abertura do evento, realizada na segunda-feira (7), contou com a participação de representantes das instituições organizadoras do evento, tais como o coordenador adjunto do curso de Arquivologia da UEPB, Ramsés Nunes; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o secretário de Gestão Governamental da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares; a coordenadora adjunta do curso de Arquivologia da UFPB, Alba Lígia Silva; a presidente da Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), Gabriela Garcia; a diretora do Arquivo Público do Estado da Paraíba, Naiany Carneiro; a representante da Secretaria Estadual de Administração (SEAD), Walterleide Golzio; do Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq), Irene Fernandes; da Fundação Casa de José Américo, Lúcia Guerra; do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, além do arquivista da UFPB, Lucas Lima Santos. A mesa foi mediada pela professora da UFPB, Ana Andréa Castro.
Realizada anualmente, a SNA sempre busca oportunizar discussões em torno de temáticas relevantes da área e divulgar os arquivos perante a sociedade. O tema desta 5ª edição, segundo o Conselho Internacional de Arquivos, suscita reflexões sobre como os arquivos, por meio do acesso à informação, atuam no fortalecimento da responsabilidade e da transparência governamental, visando monitorar o trabalho feito pelos governos e garantir que os cidadãos possam proteger seus direitos.
A professora Eliete Correia dos Santos lembra que a SNA é uma semana muito significativa para os arquivistas e cursos de Arquivologia como oportunidade para difundir conhecimentos teóricos e práticos das instituições e provocar reflexões sobre o papel dos arquivos perante a sociedade.
“Este ano, quando falamos em empoderar os arquivos, que é a temática central, me parece que devemos abrir espaços para que os arquivos possam exercer uma função social de relevância, estar mais perto do que é importante para a sociedade. É a oportunidade de mostrar a importância do que está guardado nos documentos dos arquivos públicos e privados e entender que eles vão formar a memória social. Então podemos demonstrar esse valor do arquivo para as instituições e conscientizar as empresas sobre o papel da gestão documental” analisa a coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB.
O evento segue com algumas atividades sendo transmitidas pelo canal do Projeto SESA, dentre elas a palestra “Transformação digital e os arquivos do futuro: a experiência da DGLAB (Portugal)”, que será realizada nesta quinta-feira (10), às 10h, com a participação do diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) de Portugal, Pedro Penteado. A palestra será mediada pela coordenadora do curso de Arquivologia da UEPB, Eliete Correia dos Santos.
Texto: Juliana Marques