Curso de Direito recebe mais um Selo de Qualidade da OAB em cerimônia realizada em Brasília

17 de março de 2022

Graças a qualidade do ensino e aos resultados alcançados pelos estudantes no que diz respeito aos índices conquistados no Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus I, foi agraciado pela terceira vez com o Selo de Qualidade OAB Recomenda. A premiação representa uma luta histórica da OAB em defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil.

A certificação em sua 7ª edição, foi entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil em solenidade realizada nesta quarta-feira (16), na sede da OAB, em Brasília. A entrega da chancela foi feita ao diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Laplace Guedes. Neste ano, dos 1.896 cursos de Direito do Brasil, apenas 192 Instituições de Ensino Superior foram agraciadas, entre as quais o CCJ/UEPB.

Ao discursar durante a solenidade, o presidente da OAB, Beto Simonetti, reforçou o prêmio como um instrumento que contribui para garantir a qualidade do ensino jurídico. “As instituições que estão representadas aqui nesta solenidade merecem o reconhecimento da Ordem em função da proficiência e da eficácia do ensino que é prestado”, disse Simonetti.

Já o diretor do CCJ, afirmou que “o curso vem se tornando um Centro de Ciências Jurídicas de referência graças a determinação do ex-reitor, professor Rangel Júnior, da atual reitora, professora Célia Regina Diniz, que fecharam questão de oferecer as condições necessárias para os contribuintes paraibanos e do resto país para fazerem uso do tão sonhado direito ao ensino gratuito e de qualidade”, disse o professor Laplace.

O professor Laplace Guedes afirmou ainda que esta conquista não seria possível sem as digitais dos protagonistas, que são os estudantes, docentes, servidores, a diretora adjunta Adriana Torres, a coordenadora Milena Melo, o coordenador adjunto Luciano Nascimento, e da coordenadora do Escritório Modelo, Lucira Freire.

O Selo, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil desde o ano de 2013, é uma premiação trienal cujos critérios de concessão se baseiam nos índices de desempenho dos discentes dos Cursos de Graduação em Direito no Exame da Ordem (EOAB) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A premiação representa uma luta histórica da OAB em defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil.

A solenidade foi idealizada com o objetivo de estimular o aperfeiçoamento da educação jurídica no Brasil, atribuindo esse reconhecimento às Instituições de Ensino Superior que alcançaram no último triênio o padrão de qualidade, de acordo com os critérios da Comissão Especial do Selo pertencente ao Conselho Federal da OAB.

Texto: Severino Lopes