Departamento de Biologia recebe estudantes de escolas públicas para Semana do Meio Ambiente

4 de junho de 2023

Tem início nesta segunda-feira (5), a partir das 8h, e se estende até a terça-feira (6) a Semana do Meio Ambiente de 2023. A atividade é promovida pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e receberá estudantes e professores de escolas públicas do Estado da Paraíba e do município de Campina Grande. A intenção é integrar os participantes em uma série de atividades de extensão em alusão à questão ambiental.

O evento é organizado pela professora Thelma Dias, coordenadora do Laboratório de Biologia Marinha, em parceria com o Departamento de Biologia, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação e PELD Ripa. Na programação os estudantes poderão visitar a “Exposição da Vida Marinha”, que faz parte do projeto de extensão “O mar vem até o sertão”, coordenado pela professora Thelma e aprovado no último edital do PROBEX (cota 2023-2024).

Além da vida marinha, os participantes visitarão mostras biológicas de macroinvertebrados de águas continentais, anfíbios, répteis e mamíferos. Em uma das atividades, os participantes poderão observar espécimes preservados sob estereomicroscópio, como fitoplâncton, zooplâncton, insetos aquáticos e micromoluscos marinhos, experimentando a rotina de pesquisas realizadas no Departamento.

Ainda na programação, os estudantes e demais visitantes poderão participar de jogos educativos com temas ambientais desenvolvidos pelo Laboratório de Ensino de Biologia, vivenciar a exposição sensorial sobre resíduos sólidos e meio ambiente realizada pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão Ambiental, e conhecer um pouco sobre as oportunidades de estágio de graduação na área de Ecologia Neotropical. Também haverá uma visita guiada para conhecer alguns laboratórios didáticos e de pesquisas que integram os cursos de Ciências Biológicas, do Câmpus I.

Na programação, estão agendadas duas palestras com temas marinhos. Nesta segunda (5), às 10h, no anfiteatro II do CCBS, a professora Tacyana Oliveira, do CÂmpus V, proferirá a palestra “Conhecendo os cavalos-marinhos: peixes especiais e ameaçados de extinção”. Já na terça (6), no mesmo horário e local, a doutoranda Camile Avelino, do Programa de Pós-graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza, apresentará a palestra “Os corais ficam doentes?”.

Nos dois dias de atividades está prevista a visita de pelo menos 400 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Além deles, o evento é aberto aos discentes universitários e a qualquer pessoa que deseje participar e aprender mais sobre a biodiversidade e o meio ambiente. Além das palestras também serão realizadas atividades no hall do CCBS e no prédio das Três Marias, nos turnos da tarde e noite.