DLA apresenta a estudantes proposta de criação da Faculdade de Linguística, Letras e Artes

17 de novembro de 2022

Na última quarta-feira (16), o Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual da Paraíba, realizou, nos turnos matutino e noturno, uma apresentação ao corpo discente sobre a proposta de transformar o atual setor em Faculdade de Letras, Linguística e Artes (FALLA), que o DLA levará ao Conselho Universitário (Consuni). A atividade aconteceu no Auditório III da Central Acadêmica Paulo Freire.

O professor Marcelo Vieira da Nóbrega, do DLA, chamou a ação de palestra de mobilização e sensibilização do corpo discente dos três cursos de Letras (Inglês, Espanhol e Português) para aprovação da Faculdade de Letras, Linguística e Artes (FALLA) no Câmpus I. O professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação e professor do DLA, foi o incumbido de apresentar a proposta ao corpo estudantil, que compareceu de forma expressiva às palestras.

Mais de 500 alunos, dos dois turnos, assistiram à apresentação, quando o professor Eli explanou as implicações e os ganhos que o projeto – que será submetido ao Consuni ainda neste mês de novembro – terá. A principal justificativa para a transformação do DLA em Faculdade, segundo o professor Marcelo, é a melhoria no processo de autonomia dos cursos que compõem o atual departamento. “A partir disso, é possível arguir por mais bolsas, sejam estas de pesquisa ou manutenção; maior probabilidade de convênios nacionais e internacionais, além de ampliar o leque para a criação de outros cursos, como música, teatro e cinema, como planejamos”, explicou o docente. Além disso, o Departamento é constituído de vários cursos e centenas de alunos.

O DLA atualmente é formado por 1.370 alunos de graduação, distribuídos entre os três cursos de Letras (Letras-Português, Letras-Espanhol e Letras-Inglês) e mais de 70 alunos de dois cursos de pós-graduação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade e Doutorado em Literatura e Interculturalidade). Segundo o professor Marcelo, há ainda a expectativa de aprovação, em 2023, do Mestrado em Linguística Aplicada. Caso aprovada a proposta, a FALLA teria, regimentalmente, o status de um Centro dentro da UEPB.

Texto: Juliana Rosas