Docentes do curso de Direito do Centro de Humanidades divulgam nota de repúdio aos ataques golpistas em Brasília

10 de janeiro de 2023

As professoras e professores do Curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Guarabira, manifestam seu mais profundo repúdio aos delinquentes que invadiram as instalações do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro de 2023, com o fim de atentar contra o Estado Democrático de Direito, praticando os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, incitação ao crime, dano, roubo, associação criminosa e crime contra o patrimônio cultural.

Tais crimes só foram possíveis por conta da atuação omissiva ou comissiva de autoridades que deveriam defender e incentivar a defesa das instituições. Essas e esses agentes públicos faltaram com o seu dever perante as leis e a Constituição de 1988, atacaram a democracia, atentaram contra a ética pública e apoiaram ataques diretos à cultura da paz e à boa convivência. Por isso, ao lado dos demais envolvidos, devem ser responsabilizados nas esferas política, administrativa, criminal e civil.

Confiamos na força das instituições do Estado e no povo brasileiro, certas e certos de que a democracia é o espaço por excelência para a emancipação dos seres humanos.

Guarabira, 9 de janeiro de 2023.