Editora da Universidade Estadual anuncia campanha que incentiva leitura de livros de autores paraibanos

24 de fevereiro de 2023

Uma semente do conhecimento, cultivada no fértil terreno da leitura e que visa colher mudanças na vida dos leitores. A mais nova iniciativa para incentivar a prática de leitura e valorizar os autores paraibanos, principalmente os professores e pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) que anunciou uma ação ousada no contexto da campanha “Plante livros, colha mudança”.

Trata-se do projeto “Todo dia um livro de graça”, uma iniciativa que tem por objetivo divulgar, de forma ampla, a produção tecno-científica e cultural da editora e, ainda mais, estimular a leitura de obras importantes, facilitando o acesso para o leitor, via e-books, com texto integral, disponibilizados de graça a partir da página da EDUEPB.

O primeiro livro do projeto está sendo compartilhado nas redes sociais da Editora, dos autores, grupos de pesquisa, coletivos de leitores e leitoras que participam da campanha. De acordo com o diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, no ano passado, a Editora fez a doação de mais de mil exemplares de obras, de diferentes áreas do conhecimento, para cerca de dez projetos de leituras espalhados por todo Estado, a maioria deles, de natureza comunitária. O projeto segue este ano com o recebimento e avaliação de novas propostas.

A EDUEPB publicou, no ano passado, 70 novos livros em diferentes áreas e ultrapassou a casa dos sete milhões de downloads, somando as obras baixadas a partir do próprio site, como também das plataformas Scielo Livros, Kobo, Amazon e Google Play.

Texto: Severino Lopes