Editora da Universidade Estadual da Paraíba é finalista em duas categorias do Prêmio ABEU 2022

19 de outubro de 2022

A trilogia “Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar”, enaltecendo a trajetória e o legado do educador e filósofo que revolucionou a educação, bem como o livro “A pandemia na sociedade de risco: perspectivas da comunicação”, podem render a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) um dos maiores prêmios da literatura nacional e maior prêmio do livro universitário do país. Concorrendo com grandes editoras de relevantes universidades, a EDUEPB é finalista em duas categorias do Prêmio ABEU 2022.

Esta é a premiação que anualmente reconhece as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como o projeto gráfico mais acurado. As editoras inscreveram suas obras em oito categorias. Os ganhadores serão conhecidos no dia 18 de novembro, em uma cerimônia no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (SP).

Cartas a Paulo Freire, coordenado pelo professor Cidoval Morais, foi um projeto concebido pela UEPB dentro das homenagens do centenário do educador, escritor e filósofo que lançou as bases de uma educação libertadora. O primeiro volume foi composto por 70 cartas escritas por professores de todos os estados e regiões do país, que trabalham sob a influência do educador. O segundo volume teve a participação de cartas de freireanos de países da América Latina, como Peru, Chile, Colômbia, Argentina e Equador, e participação de freireanos da Espanha e Portugal. Já o terceiro volume trouxe cartas de professores de países onde Paulo Freire passou e deixou marcas.

A outra obra finalista do Prêmio, “A pandemia na sociedade de risco: perspectivas da comunicação”, organizada por Cidoval Morais e Cilene Victor, traz 33 autores entre nacionais e estrangeiros, que nos 20 capítulos realizam análises críticas do cenário pandêmico e seus desdobramentos sociais, políticos, científicos, ambientais, territoriais, culturais e humanitários da pandemia da covid-19, no Brasil e em outros países, na perspectiva da comunicação.

Emocionado, o diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, comemorou a indicação e destacou que ser finalista do Prêmio ABEU representa um reconhecimento ao trabalho realizado pela EDUEPB. “Ser finalista do Prêmio ABEU é como ganhar um Oscar. É o reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho, da nossa equipe técnica, da nossa equipe de autores, do nosso conselho editorial. Não faríamos isso, nem chegaríamos a tanto, se não fosse o apoio das reitoras Celia Regina e Ivonildes Fonseca. Fomos a única editora universitária do Nordeste a ficar entre os finalistas. Nossa expectativa agora é saber se vamos ficar em primeiro ou em segundo lugar. Terceiro, no mínimo, nós já somos”, comemorou.

A premiação busca eleger, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito científico, acadêmico e de projeto gráfico, nas categorias “Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Projeto Gráfico; e Tradução. A lista completa dos finalistas do Prêmio ABEU pode ser conferida aqui.

Editora lança oito livros na versão e-book em outubro
Com mais de 50 e-books publicados somente este ano, a Editora da UEPB lançou mais oito livros na versão digital este mês. Foram lançadas as obras “Estágio Supervisionado: procedimento didáticopedagógico e aspectos éticos e legais”, organizado por Antonio Augusto Pereira de Sousa Maria de Fátima Nascimento de Sousa; “Planejamento e Desenvolvimento: uma realidade possível”, organizado pelos professores José Irivaldo Alves de Oliveira Silva Gilberto Bercovici Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa Ricardo Antônio Lucas Camargo Giovani Clark; “Economia Territorial, Teoria e Indicadores”, de Jandir Ferrera de Lima e “Extensión Rural Para Ambientes de Comunicacion Digital”, organizado por vários professores.

A Eduepb também lançou este mês os livros “Questões e Desafios em Saúde Coletiva”, organizado pelos professores, Silvana Santos e Claudia Santos Martiniano André L. Bonifácio de Carvalho Ana Maria Gondim Valença Daniela Gomes de Brito Carneiro; “Morte Matada, a dinâmica dos homicídios no Nordeste”, organizado pelos professores José Maria Pereira Junior e Duilia Dalyana Ribeiros dos Santos da Nóbrega, além da obra “Práticas Didáticas no Profletras, Ensino de Literatura”, organizado pelas professoras Maria Suely da Costa, Aldínida Medeiros d Sousa e o professor Juarez Nogueira Lins.

Um dos livros lançados, “Morte Matada, a dinâmica dos homicídios no Nordeste” mostra como o crime de pistolagem, rixa entre famílias poderosas e o acerto de contas entre o patronato político passaram a ser segundo plano entre as mortes da região. A obra mostra ainda que o crescimento do tráfico de drogas no Nordeste veio a reboque do aumento das facções criminosas e da violência nas periferias das grandes, médias e pequenas cidades do interior nordestino.

Para ter acesso a todas as obras publicadas pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes