Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança livro de resumos do 5ª Seminário de Extensão

12 de agosto de 2022

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar na versão e-book o livro “5º Seminário de Extensão, Extensão Universitária e a Covid-19: desafios e superações frente a uma nova realidade”. A obra é oferecida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Instituição e traz um resumo do Seminário realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2021. O livro eletrônico foi organizado pelas professoras Maria do Socorro Barbosa e Silva, Dauci Pinheiro Rodrigues, Yasmim Simões de Souza, e pelo professor Aldo Manoel Branquinho Nunes.

A obra destaca o espírito inovador e desafiador da UEPB que por meio da Pró-Reitoria de Extensão realizou a 5ª edição do SEMEX. O evento teve como objetivo discutir os desafios suscitados pela pandemia da covid-19 e as estratégias de superação no contexto da extensão universitária, em que o protagonismo dos estudantes durante a pandemia, a reinvenção dos projetos e o fortalecimento das ações extensionistas nas comunidades nos remetem à reflexão de que é possível fazer extensão em uma conjuntura adversa de distanciamento social.

O evento foi realizado no formato on-line, onde os projetos e programas foram apresentados em forma de vídeo, possibilitando aos estudantes divulgarem por meio de seus trabalhos os resultados e os produtos desenvolvidos na cota 2019/2020, dando maior visibilidade às ações de extensão desenvolvidas na UEPB. A obra tem 464 páginas e no ano em que o eminente educador Paulo Reglus Neves Freire completou 100 anos de idade, a PROEX inovou ao instituir o Prêmio Paulo Freire de Extensão, que premiou as melhores apresentações realizadas em formato de vídeo ao longo do Seminário.

A avaliação dos trabalhos apresentados considerou critérios relacionados às Diretrizes Nacionais da Extensão na educação superior, tais como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade, e interprofissionalidade e a interação dialógica com a sociedade. Para ter acesso a essa obra, bem como a outras produções da EDUEPB, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes