EDUEPB lança 2º volume da trilogia “Cartas a Paulo Freire” com participação da viúva do educador

24 de maio de 2021

Dentro das comemorações do centenário do educador, escritor e filósofo Paulo Freire, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) apresenta o segundo volume da trilogia “Cartas a Paulo Freire: escritas por quem ousa esperançar”. O lançamento acontece durante uma live marcada para sexta-feira (28), às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube. O evento terá como convidada especial Nita Freire, a viúva de Paulo Freire.
A segunda trilogia da obra tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UEPB. De acordo com o diretor da EDUEPB e um dos idealizadores do projeto, o professor Cidoval Morais, o segundo volume da trilogia tem cinco novidades em relação ao primeiro. São elas: uma participação significativa de cartas de freireanos de países da América Latina, como Peru, Chile, Colômbia, Argentina e Equador; participação de freireanos da Espanha e Portugal, além da ampliação significativa das cartas redigidas em cordel, com participação importante da Academia Vale do Paraíba de Cordel, e a presença de temas fortes como educação racista, comunicação, comunhão entre ensinantes e aprendentes, boas leituras de mundo, sobretudo dos contextos de pandemia.
Considerado o carro-chefe dos produtos da EDUEPB nas homenagens a Paulo Freire no ano de seu centenário, a trilogia tem movimentando educadores do Brasil e do exterior. O primeiro volume foi lançado no último dia 26 de março, e reuniu 70 cartas escritas por professores de todos os estados e regiões do país, que trabalham com esperança em seu cotidiano sob a influência do educador. As versões impressa e eletrônica já estão disponíveis.
O professor Cidoval Morais informou que ainda está aberta a convocatória de cartas para o terceiro volume, até o dia 20 de junho. Os interessados em participar da iniciativa podem enviar sua carta para o e-mail cidoval@servidor.uepb.edu.br. Os textos são livres (como devem ser as cartas) e não podem ultrapassar cinco laudas, além de respeitarem a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5. Também é necessário colocar, ao final do texto, uma pequena biografia do autor com, no máximo, 5 linhas.
Texto: Severino Lopes