EDUEPB lança livro sobre resolução de problemas como metodologia de aprendizagem em Matemática

7 de outubro de 2022

“Cálculo Diferencial Sob a Perspectiva da Resolução de Problemas” é um livro lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que visa o ensino e a aprendizagem da Matemática e que tem como um dos autores o professor Roger Ruben Huaman Huanca, diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus VI, localizado na cidade de Monteiro.

“O aprendizado de Matemática por meio da repetição e memorização é coisa do passado. A Resolução de problemas como metodologia de aprendizagem tem suas virtudes e vantagens já testadas em milhares de experiências e estudos científicos de fôlego, voltados para a área específica da educação matemática, matemática aplicada e até na matemática pura”, escreve o professor e ex-reitor da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior, no prefácio do livro. O docente também reitera que a obra tem suas raízes fincadas em solo caririzeiro paraibano, em Monteiro, fruto de experiências de orientação de projetos de Iniciação Científica, importante passo para a formação de pesquisadores nas universidades brasileiras.

Para os autores, o objetivo do e-book é ressaltar a importância da introdução dos conceitos básicos de cálculo diferencial de forma contextualizada, fazendo uma ponte entre a matemática clássica com os novos métodos de ensino aprendizagem, como a Resolução de Problemas.

Sobre os autores
Roger Ruben Huaman Huanca é mestre e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB.

Diego Jonathan Bezerra Silva é graduando em Matemática pela UEPB e membro do Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática (GPRPEM) da mesma instituição desde 2018. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2019.

Pammella Queiroz Souza é licenciada em Matemática pela UEPB, mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com doutorado em Matemática pela UFPB/UFCG. Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Este e outros livros eletrônicos estão disponíveis gratuitamente no site da EDUEPB, que pode ser acessado aqui.

Texto: Juliana Rosas