Encontro de Iniciação Científica tem tarde de apresentação de trabalhos dentro do 2º Congresso da UEPB

9 de novembro de 2022

Dramaturgia, plantas aquáticas, energia solar, cosmologia, cáries, modelagem matemática, formação de professores, depressão, vacinação. O que estas palavras aleatórias têm em comum? São assuntos ou palavras-chave de alguns trabalhos do 29º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) apresentados na tarde desta quarta-feira (9) durante o 2º Congresso Universitário da UEPB.

Mais de 100 trabalhos foram apresentados neste primeiro dia do ENIC dentro da programação do Congresso, divididos por área temática, por nove diferentes salas do primeiro andar da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Por serem trabalhos de Iniciação Científica, era comum ouvirem-se as palavras pesquisa qualitativa ou quantitativa, metodologia e aporte teórico nas apresentações dos trabalhos, mesmo perpassando diferentes áreas.

Na sala onde foram apresentados pesquisas de Psicologia, dois trabalhos apresentaram o tema “coping”, ou mecanismo de enfrentamento. “O processo de coping em parceiro soropositivo” e “O processo de coping paterno no contexto do transtorno do espectro autista”. Por amostragens distintas, mesmo usando o mesmo aporte teórico, as autoras discorreram sobre relações afetivas entre sorodiferentes e como os pais de filhos com transtorno do espectro autista lidam com este diagnóstico.

Quem passar pelo Câmpus de Bodocongó durante o Congresso Universitário poderá não só assistir à apresentação dos trabalhos, às mostras, às palestras ou participar de minicursos. Poderão também visitar o estande da Editora da UEPB, que está montado no térreo, das 8h às 15h, e adquirir livros da própria EDUEPB ou editoras parceiras. Também no térreo, há quiosques com vendas de artesanato e outro onde está funcionando o projeto de extensão “Bazar de Livros UEPB”, iniciativa com o intuito de vender livros usados e reverter os lucros em alimentação, medicamentos e cuidados veterinários para os cães e gatos de rua que vivem nos arredores da Instituição.

Nesta quinta-feira (10), das 7h às 12h, quem passar pelo Congresso também poderá visitar a Feira Agroecológica da UEPB, que igualmente funciona no térreo da Central de Integração Acadêmica.

Texto e fotos: Juliana Rosas