Estudante de Jornalismo lança livro sobre a história do estádio “O Amigão”, de Campina Grande

27 de fevereiro de 2025

“O colosso da Borborema – 50 anos do estádio Ernani Sátiro, ‘O Amigão’” é o nome do livro que será lançado no dia 8 de março, em Campina Grande. De autoria do egresso do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e atualmente estudante do curso de Jornalismo da Instituição, a obra traz histórias de antes da construção do estádio e como a imprensa foi fundamental na viabilização do projeto.

Jilton Joselito de Lucena Ferreira é formado em História e atualmente cursa o 2º período de Jornalismo. Segundo o autor, leitores encontrarão no livro dados anteriores à construção d’O Amigão e as primeiras movimentações futebolísticas surgidas em Campina Grande ainda no início do século XX.

A ideia para o livro surgiu em paralelo a sua pesquisa para o mestrado em História, cursado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A dissertação abordou o radiojornalismo esportivo da cidade e, a partir disso, surgiram ideias e material para o livro, iniciado em 2022.

O autor também destacou a curiosidade sobre a data de lançamento do livro, a mesma em que o estádio Ernani Sátiro foi inaugurado. Coincidentemente, o 8 de março de 1975 também caiu num sábado. Sabendo disso, Jilton quis que o lançamento ocorresse na mesma data em que se comemoram os 50 anos do Amigão, assim como neste local.

O lançamento do livro “O colosso da Borborema – 50 anos do estádio Ernani Sátiro, ‘O Amigão’” acontece às 10h, no Estacionamento de Imprensa do estádio, localizado na Rua Vigário Calixto, 3230, Sandra Cavalcante, Campina Grande.

Texto: Juliana Rosas