Estudantes da UEPB são vice-campeões em competição internacional de robótica realizada nos Estados Unidos

Estudantes da UEPB são vice-campeões em competição internacional de robótica realizada nos Estados Unidos
5 de maio de 2025

Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Projeto Limite do Visível, integraram a equipe que ficou como vice-campeã em competição internacional nos Estados Unidos e conquistaram o 2º lugar na modalidade Dança Artística da RoboCupJunior Super-Regional Américas 2025. A disputa foi realizada de 25 a 29 de abril, na Mercersburg Academy, Pensilvânia (EUA).

A equipe paraibana intitulada “Bumblebee”, foi composta por dois mentores do curso de ADS da UEPB, vinculado ao Projeto Limite do Visível da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com sete discentes da ECIT Pedro Anísio, em João Pessoa. O grupo foi o único representante de instituição pública brasileira no torneio. O destaque veio com uma apresentação lúdica inspirada na música “Sugar” (Maroon 5), que simulou um casamento entre robôs, com direito a festa e interação com o público.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, celebrou o resultado e destacou o impacto do apoio do Governo. “Esta vitória é um reflexo do investimento em políticas públicas que estimulam o talento e a criatividade dos nossos jovens. A Paraíba está formando não apenas técnicos, mas protagonistas globais em ciência e tecnologia. A equipe ‘Bumblebee’ mostrou que, com oportunidades, nossos estudantes competem em pé de igualdade com os melhores do mundo. É um orgulho ver a educação pública paraibana sendo reconhecida internacionalmente”, comemorou o secretário.

Para o estudante da UEPB, Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, a experiência foi uma oportunidade única de aprendizado. “Participar da Robocup da América foi uma experiência muito grande e rica. Interagir com equipes de diversos países e compartilhar conhecimento foi uma das partes mais valiosas. Com muito esforço, conseguimos conquistar o prêmio de segunda melhor equipe de toda a América. Sou imensamente grato por essa oportunidade, que me proporcionou crescimento técnico e reforçou a importância do trabalho em equipe e que deixará uma marca significativa na minha trajetória acadêmica e profissional”, destacou.

O discente lembra que por se tratar de um evento que reuniu países de todas as Américas e convidados com Croácia, Japão e Tailândia, o nível apresentado foi extremamente elevado, mas, a equipe preparou com uma proposta robusta e rica em recursos que foi o diferencial e garantiu a premiação. Além de Carlos Eduardo, o estudante do 4º período de ADS João Victor dos Santos Ferreira, também esteve presente na competição. Os discentes fazem parte da equipe intitulada “G.D.A” (Gigante de Aço), que conta ainda com a participação dos estudantes do 3º período de ADS Davi Luiz Cândido Lima e Olenildo Oliveira dos Santos Filho.

Sobre o evento
O evento internacional reuniu equipes de toda a América e, pela primeira vez, integrou o Evento Regional dos EUA com a Super-Regional das Américas, abrangendo diversas ligas e níveis de habilidade. A competição reforçou o caráter inclusivo e inovador da robótica educacional e consolidou o protagonismo da Paraíba no cenário internacional.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)