Estudantes dos câmpus I e V participam de atividade na orla do Cabo Branco unindo cultura e conhecimento

Com o objetivo de promover o conhecimento sobre a cultura do nosso Estado, o projeto de extensão “Peddy-paper SESA: descobrir o imaginário urbano com desporto, educação cultural e ambiental”, que é vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou neste sábado (26), às 8h, na orla da Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, a 2ª edição do Peddypaper Litoral SESA 2025. Participaram desta edição estudantes do curso de Farmácia, do Câmpus I, e discentes do Câmpus V. A atividade contou com o apoio da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EdUEPB) que contribuiu com a doação de livros.
Durante a trilha, os alunos aplicaram conhecimentos de botânica ao buscar identificar espécies de plantas, além de aprofundarem sua percepção ambiental e histórico-cultural. Na ocasião também foi realizada uma visita técnica à Fundação Casa de José Américo. De acordo com a professora do departamento de Farmácia que integra a equipe do projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), ao qual essa ação é vinculada, Zilka Nanes, na oportunidade os estudantes tiveram acesso ao acervo histórico do local, puderam explorar o antigo gabinete de trabalho, o quadro da Barreira do Cabo Branco e os registros sonoros da campanha política de José Américo.
“O projeto alcança seu objetivo quando sensibiliza e leva os participantes à socialização, resgatando o vínculo entre o indivíduo e o meio ambiente. Além disso, incentiva o exercício da cidadania crítica e a construção de uma sociedade do conhecimento mais empoderada, por meio de atividades práticas que extrapolam os muros da universidade. Esta edição do Peddypaper reafirmou o compromisso da UEPB com o ensino, a pesquisa e a extensão, mostrando a importância da formação acadêmica aliada à vivência cultural e ao conhecimento histórico”, avalia a professora Zilka.
A participação dos estudantes do Câmpus I no Evento contou com o apoio do Centro Acadêmico de Farmácia Alexander Fleming (CAAF), que buscou oportunizar aos discentes a aplicação de conhecimentos adquiridos na Universidade no contexto prático. Para o estudante do 3º período de Farmácia que integra o CAAF, Djeymison Silva, a experiência ampliou a compreensão da extensão universitária e os motivou a pensar na criação de projetos e iniciativas com foco social.
“Ao participar deste projeto, todos nós pudemos refletir sobre a importância de sermos cidadãos ativos, capazes de promover mudanças reais. Foi uma oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico, permitindo que cada um de nós se conectasse de maneira mais profunda com as necessidades da sociedade e com o impacto que podemos causar ao engajarmos em projetos de impacto social. Essa vivência, sem dúvida, vai além do conhecimento técnico. Todos nós saímos dessa experiência com um aprendizado valioso que, com certeza, vai influenciar nossa trajetória profissional e pessoal”, resume o discente.
Sobre o Pedipaper
A atividade, que pode ser denominada de Pedipaper ou Peddypaper, consiste na realização de uma prova dividida em etapas em que os concorrentes têm de percorrer, a pé, um determinado trajeto num dado tempo e responder a um questionário que envolve perguntas e resolução de tarefas. A iniciativa, corriqueiramente usada em instituições da Europa para unir atividades educativo-culturais à prática desportiva, é desenvolvida de forma pioneira pelo projeto SESA, do curso de Arquivologia.
Tais ações já foram realizadas no Centro Histórico de João Pessoa, Parque Solón de Lucena e Orla do Cabo Branco, com foco no aprendizado de forma lúdica e prazerosa sobre a histórica da cidade a partir da observação do espaço urbano, patrimonial e histórico.
Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)
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