Estudantes são acolhidos e participam de diversas atividades durante retorno às aulas teóricas presenciais

Estudantes são acolhidos e participam de diversas atividades durante retorno às aulas teóricas presenciais
25 de abril de 2022

A manhã desta segunda-feira (25) foi histórica, inesquecível e marcada por significados para os mais de 18 mil estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), matriculados nos 54 cursos de Graduação. É que após dois anos e um mês de suspensão das aulas teóricas presenciais em virtude da pandemia da covid-19, as atividades acadêmicas foram retomadas nos oito câmpus da Instituição. As aulas para os componentes práticos já haviam sido retomadas no ano passado, quando a UEPB começou o processo de retomada das atividades acadêmicas segundo todos os protocolos de biossegurança.

Corredores cheios de estudantes, contato com a sala de aula e a alegria do recomeço. Este recomeço foi marcado por encontros e reencontros e expectativa. Muitos estudantes só se conheciam por meio da tela do celular ou computador através das aulas remotas. Mas, nesta segunda eles puderam então se conhecer pessoalmente na sala de aula e sentir a atmosfera universitária.

Para marcar a volta das aulas, a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), além das direções de Centros e Coordenações de cursos, preparam uma recepção calorosa para acolher os estudantes. Música, apresentações culturais, plantio de árvores e atividades esportivas, marcaram o primeiro dia de aula dos estudantes dos cursos que funcionam na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I. A acolhida aos graduandos foi feita pela própria reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz.

Visivelmente emocionada, a professora Célia Regia deu as boas-vindas aos estudantes e destacou que o momento era histórico e um marco para a UEPB. “Estamos retomando com muita alegria e muito prazer. É uma emoção muito grande. É um marco. A sensação que temos é que parece que tudo está começando hoje. É muito emociante ver a Universidade viva, com as pessoas passando a sua energia e o seu calor humano”, enfatizou.

A reitora ainda acrescentou que mesmo no período de pandemia, a UEPB não parou as suas atividades e manteve todos os programas funcionando de forma remota. “Agora nós estamos complementando com as atividades teóricas e com isso, toda a Universidade está funcionando em sua plenitude”, disse. Célia Regina ainda lembrou que a UEPB adotou todos os procedimentos sanitários para o retorno seguro, visando sobretudo a promoção da saúde na Instituição. Mesmo com o Decreto Estadual que flexibilizou o uso da máscara, ela ressaltou que a recomendação é que a comunidade universitária continue usando o equipamento de prevenção à covid-19. Outros protocolos também estão sendo recomendados na volta das aulas, como o de evitar aglomerações e a higienização das mãos com água e sabão, além do uso de álcool em gel.

Após acolher os estudantes do centro de ciências sociais aplicadas (ccsa) e do centro de educação (CEDUC), a reitora percorreu o centro de ciência e tecnologia (cct) e o centro de ciências biológicas da saúde (ccbs). No CCT, acompanhada da diretora do Centro, a professora Maria Isabelle Silva, a reitora fez questão de entrar em todas as salas de aulas, para saudar os estudantes.

Em sua mensagem, ela enfatizou que a UEPB é uma Instituição referência no Nordeste e disse que estava convicta que no final desta jornada os discentes terão a certeza de ter feito a escolha certa. Em seguida, ela visitou o CCBS onde reencontrou ex-alunas, além de cumprimentar os professores, técnicos e a diretora do Centro, professora Nícia Stelita de Cruz Soares. Também participaram da acolhida aos estudantes a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento; o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; o professor José Arlindo de Aguiar Filho e Margareth Maria de Melo, respectivamente diretor e diretora adjunta do CEDUC; o professor Geraldo Medeiros Júnior, diretor do CCSA; e Fernando Borges, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB/UEPB).

Plantio de mudas e atividades esportivas
como forma de acolher os estudantes na volta das aulas presenciais, a pró-reitoria estudantil (PROEST), por meio da coordenadoria de esportes e lazer (COEL), promoveu uma série de atividades esportivas na Central de Integração Acadêmica Professor Paulo Freire. Foram realizadas Danças/mistura de ritmos, Muay Thai, Boxe, Taekwondo, Judô, Kendo, Karatê e Rapel. As apresentações chamaram a atenção dos estudantes que se pararam acompanhar cada detalhe das atividades.

Paralelo a essas atividades, as direções do ceduc e do CCSA, organizaram um plantio de árvores na área verde do prédio. Ao todo, foram plantadas 12 árvores, representando todos os cursos dos Centros de Ensino. O gesto, conforme destacou a professora Margareth Maria de Melo, diretora adjunta do CEDUC, teve vários significados e representou esperança e renascimento.

A estudante Mariana Araújo, do 6º período de Letras/Inglês, não escondeu a emoção de plantar a sua primeira árvore em um dia histórico. “É uma emoção muito grande. Passamos por tantas coisas nessa pandemia. Plantar essa árvore, na volta às aulas, representa esperança de dias melhores e um renascimento”, disse. Além do plantio de mudas, o CEDUC também lançou um projeto batizado de “Floresta da Esperança”, em que os estudantes poderão fazer pinturas de árvores, representando esse novo tempo na instituição.

Em meio às atividades de esportes, plantio de mudas e boas-vindas dos docentes, a pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, também transmitiu sua mensagem de acolhida aos graduados, e conclamou a todos a conhecerem os programas de assistência estudantil em funcionamento na Instituição. Ela orientou os estudantes a conhecerem a página da PROEST, onde é possível encontrar todos os editais publicados, as vagas para o restaurante universitário, bolsa manutenção total, bolsa de manutenção parcial e bolsa alimentação para os câmpus que não tem RU.

“A PROEST dá as boas-vindas aos estudantes e dizemos da nossa felicidade de poder encontrar a todos. Estamos felizes com a volta ao presencial. Cabe a nós tomarmos todos os cuidados, mesmo sabendo que existe o decreto desobrigando o uso da máscara, mas a gente recomenda que tenhamos cuidados para preservar a nossa vida”, destacou. O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também saudou os estudantes. Em sua mensagem, ele lembrou que após dois anos de atividades desenvolvidas predominantemente de forma remota, felizmente esse momento está sendo realizado.

“Estudantes ingressantes, sintam-se agora parte da comunidade acadêmica da UEPB. Todos somos desafiados a construirmos e compartilharmos juntos conhecimentos significativos. Conhecimentos que nos transformam, que contribuem para formação de profissionais qualificados e cidadãos e cidadãs críticos e responsáveis, agentes de mudança na sociedade. Que seja construtivo, solidário e cidadão o nosso convívio neste semestre”, desejou.

O sonho da universidade
Sonho, expectativa e realização. Movido por esses sentimentos, os estudantes retomaram as aulas na UEPB de forma presencial. Para muitos deles, este foi o primeiro contato com a universidade e um sonho que começa a ser realizado. Foi o caso do estudante João Paulo Simplício. Estudante do 2º período de Jornalismo, João Paulo só conhecia os colegas de turma por meio da tela do celular durante as aulas remotas. João não escondeu a emoção e a alegria de, enfim, conhecer a UEPB.

“Minhas expectativas foram as melhores acerca do primeiro dia de aula. Uma sensação de que finalmente podermos encontrar as pessoas que só conhecíamos por uma tela desde o início das aulas. É uma experiência totalmente diferente, você conhecer alguém pessoalmente e conhecer através de uma tela de celular. É como se fosse o primeiro dia de aula da minha vida, ainda mais se tratando da universidade, que é um sonho sendo realizado, porque vou ser a primeira pessoa da minha família a entrar em um curso superior. Estou muito feliz com isso”, destacou.

Aluna do primeiro período do curso de História, a estudante Maria Eduarda Cadete, não escondia a sua emoção com o início do curso. “É um momento de alegria, de poder voltar todos juntos. A expectativa para o curso é grande”, disse. A alegria dos estudantes foi a mesma dos professores. Que o diga a professora Nícia Stelita, que não esperava a hora de, enfim, reencontrar os discentes em sala de aula no curso de Enfermagem. “Eu não via a hora de entrar em sala de aula. Estou tão eufórica que parece que é a primeira vez que eu dou aula. Realmente é essa a sensação, de ver esses corredores cheios e voltar a ouvir o barulho dos estudantes”, disse.

Texto: Severino Lopes
Fotos: CODECOM/UEPB