Estudo desenvolvido por pesquisadores da UEPB evidencia a presença de parasitas em solos de João Pessoa

16 de novembro de 2022

Um estudo publicado recentemente por pesquisadores do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) evidenciou a presença de parasitas em solos de doze pontos distintos de João Pessoa e região metropolitana. As amostras, que foram analisadas no laboratório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB, foram coletadas em praças públicas e ruas onde há uma circulação de pessoas, sobretudo de crianças.

O trabalho “Avaliação da incidência de parasitos em solos de bairros da cidade de João Pessoa-PB e região metropolitana”, que é fruto de um trabalho de conclusão do componente curricular “Parasitologia básica”, da graduação em Ciências Biológicas, envolveu o esforço coletivo de discentes do referido curso, sob a coordenação do professor Leonardo Ferreira Soares.

Das 48 coletas devidamente preparadas em laboratório, 42,85% do resultado foi obtido na Praça São Gonçalo, no bairro da Torre, onde foi encontrado o parasito Strongyloides stercoralis que pode causar doenças para a sociedade, como a chamada estrongiloidíase que é normalmente assintomática. Em pessoas com baixa imunidade, a doença pode afetar de forma mais grave, causando a hiperinfecção. Os pesquisadores avaliam que tal prevalência pode ter relação com a quantidade de cães e gatos no ambiente e vale ressaltar que há necessidade de intervenção de autoridades, a fim de amenizar a situação.

O artigo foi publicado no periódico Research, Society and Development, periódico de alto impacto na área de Ciências Biológicas, sob o título Evaluation of the incidence of parasites in soils in neighborhoods of the city of João Pessoa-PB and the metropolitan region e pode ser acessado aqui.

Texto: Juliana Marques