Exposição de pinturas permanente na Central de Integração Acadêmica expressa elementos da cultura regional

7 de março de 2023

Painéis que retratam a realidade do cotidiano nordestino. Artes impressas em colunas, expressões da cultura regional em suas diversas formas. E um colorido especial, os estudantes, técnicos-administrativos e professores que circulam pelaCentral de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, se deparam com uma exposição de artes permanente.

Trata-se de um projeto que nasceu na sala de aula como fruto de uma atividade de um componente curricular de arte do curso de Pedagogia, ministrado pela professora Val Margarida. A ideia era realizar um ateliê aberto como encerramento do semestre, mas depois se transformou em um projeto mais ousado, realizado com apoio do Centro de Educação (CEDUC).

Os primeiros painéis foram pintados pela professora Val Margarida e estudantes da turma. Depois, ela convidou alguns artistas que também abraçaram a iniciativa. As obras de arte retratam diversas situações do cotidiano. As técnicas e estilos empregados dependem de cada artista, como Adriano Dias, de Guarabira, reconhecido internacionalmente. Outros aristas também deixaram a sua marca na exposição, a exemplo de Carmem Sheila, que é professora de artes plásticas do Centro Cultural; e Cícero de Tácio, que pintou um painel com o rosto da professora e ativista cultural Eneida Agra Maracajá.

Val Margarida observou que cada artista convidado para integrar o projeto pode se expressar livremente de acordo com a sua arte. Nas obras já pintadas, os artistas retrataram temas como a religiosidade e o cotidiano nordestino. “É um espaço que está virando uma grande galeria ao céu aberto. A gente está programando com o CEDUC a inauguração dessa galeria”, afirmou a professora.

Texto e fotos: Severino Lopes