Feira Agroecológica encerra atividades em 2022 com avaliação positiva dos agricultores participantes

1 de dezembro de 2022

Em clima de confraternização, a Feira Agroecológica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerrou as atividades do ano de 2022 na manhã desta quinta-feira (1º), sete meses após retomar as atividades presenciais. O encerramento aconteceu no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus de Campina Grande, onde foi realizado um café da manhã coletivo com forró, venda de livros, artesanatos e o ponto forte do evento que é a comercialização de frutas e verduras sem o uso de agrotóxicos.

Este último dia de feira também foi realizado o sorteio da cesta de produtos agroecológicos para os clientes que preencheram seus cupons nas compras acima de dez reais realizadas ao longo do ano. Coordenador do projeto de extensão do Departamento de Biologia, o professor Simão Lindoso de Souza fez uma avaliação positiva das atividades desenvolvidas este ano. Ele garantiu que em 2023 a Feira Agroecológica voltará com novidades, envolvendo ainda mais os estudantes bolsistas com a agricultura familiar.

“A avaliação é positiva se analisarmos pela perspectiva de retorno presencial após a pandemia. Esse ano foi bom, tanto pelas vendas como também pelas possibilidades de estabelecermos parcerias e proposição de projetos de pesquisa e de ensino”, avaliou. Ele lembrou que este ano também marcou a volta do trabalho dos estudantes extensionistas do curso de Biologia, junto aos agricultores familiares junto.

Como novidades surgidas este ano, o professor Simão destacou que a Feira agregou outros eventos, a exemplo da feira de livros, fruto do Projeto Bazar de Livros, o Coletivo de Mulheres/Mães Empreendedoras, a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA) e a troca de sementes entre os agricultores familiares. A Feira contou com a presença de sete barracas de agricultores da região que comercializam produtos como tomate, cenoura, coentro, cebola, macaxeira entre outros produtos do campo. Tudo verde, colhido no dia e sem agrotóxico.

Coordenadora da Associação Eco Borborema, a agricultora Marlene Pereira, residente em Lagoa Seca, também fez uma avaliação positiva das atividades este ano e disse que a Feira é sempre um momento de encontro, de troca de saberes e experiências. “A Feira este ano foi boa. Vamos sentir falta porque aqui existe uma família que se encontra toda a quinta-feira. Estamos acostumados com essa feira que é muito importante e aconchegante. Um local de partilha e fortalecimento das experiências”, destacou a agricultora.

Presente na feira desde o início, o Antônio Rodrigues, morador de Lagoa Seca, destacou a importância do evento e do projeto que leva conhecimento aos agricultores familiares. A barraca de seu Antônio é uma das mais procuradas ao longo do ano e vende frutas e verduras retirados de sua propriedade.

Implantada com a finalidade de incentivar a agricultura familiar e a produção agrícola sem a utilização de insumos químicos, a Feira Agroecológica da UEPB vai além da comercialização e também é uma oportunidade para troca de saberes e conhecimentos dos estudantes da Instituição, contribuindo na formação, pesquisa e extensão. O projeto presta assistência aos agricultores da região e funciona em parceria com a Associação EcoBorborema. Realizada sempre às quintas-feiras, a Feira iniciou seus trabalhos na Praça de Alimentação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus de Bodocongó, e desde 2019 foi transferida para a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

Texto e fotos: Severino Lopes