Festa Literária de Juripiranga tem ações em escolas e atividades de incentivo à leitura e à literatura local

24 de outubro de 2022

Um grupo de amigos de Juripiranga e região se reuniu e decidiu criar a primeira festa literária da cidade. A Festa Literária de Juripiranga (Fliju) tem programação até o dia 4 de novembro, com participação de servidores e servidoras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e apoio das Pró-Reitorias de Cultura (PROCULT), Gestão de Pessoas (PROGEP) e Editora Universitária (EDUEPB).

A primeira ação ocorreu no último dia 20 de outubro, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Salvino João Pereira, com uma exposição de xilogravuras para alunos do sexto e sétimo anos. A exposição “Universos do Cordel: Do Feminino à Cultura Popular”, reúne 30 obras do xilogravurista Marcelo Soares, artista reconhecido nacionalmente pelo dossiê de registro para avaliação e pertinência do cordel como patrimônio cultural brasileiro, elaborado pelo Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular.

No mesmo dia, aconteceram também oficinas de Cordel Pedagógico na Sala de Aula, ministrada por Josenildo Lima. Josenildo é natural de Juripiranga, e pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, um dos idealizadores da Fliju e integrante da Comissão Organizadora do evento. Segundo ele, o projeto Cordel Pedagógico tem por objetivo principal fomentar atividades de incentivo a prática da leitura na sala de aula, e em espaços não formais de ensino e aprendizagem, nos espaços públicos da cidade de Juripiranga, como escolas, quadras poliesportivas e praças públicas.

“Levando para a população que transita nestes espaços um pouco da arte contemporânea produzida dentro das escolas e fora dela, através da participação de poetas populares e escritores da literatura contemporânea, convidados para ministrar oficinas, palestras e lançamentos de obras literárias”, disse Josenildo Lima.

No dia 3 de novembro serão oferecidos dois minicursos e uma oficina, tendo como público-alvo estudantes a partir do oitavo ano. “Escrita criativa: A arte de escrever histórias” tem como ministrante José Lucas Pereira da Silva e possui 30 vagas. “As estações poéticas de Zé da Luz” é o minicurso com 30 vagas ministrado por Edglês Gonçalves. As inscrições podem ser feitas por este link.

Juripiranga está situada na mesorregião da Mata Paraibana, a 92 quilômetros de Campina Grande e 64 da capital, João Pessoa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010 a população era de cerca de 10 mil habitantes. A Fliju termina no dia 4 de novembro com sarau, lançamento de livros de autores locais e regionais, palestras, teatro e apresentações musicais na praça e no clube da cidade. A Festa Acontece com a colaboração da Secretaria de Educação de Juripiranga, com o apoio da Prefeitura Municipal. Para mais informações, acesse AQUI.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: João Paulo Lima (Divulgação)