Festival de Quadrilhas Juninas de Campina Grande amplia poder de alcance com transmissão pela Rede UEPB

15 de junho de 2022

Com diversas ações que objetivam fomentar a cena cultural nordestina, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está presente na realização do Festival de Quadrilhas Juninas, realizado na Pirâmide do Parque do Povo, durante as festividades do São João de Campina Grande. Através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, está sendo realizada a transmissão ao vivo de todas as apresentações pelo canal Rede UEPB, no YouTube, possibilitando a expansão do alcance do Festival, que pode ser visto de qualquer lugar do Brasil e do mundo. O evento é coordenado pela Associação de Quadrilhas Juninas (ASQUAJU).

De acordo com o coordenador da Coordenadoria de Comunicação, Hipólito Lucena, a parceria da UEPB com o Festival de Quadrilhas faz parte de um conjunto de ações institucionais que confirmam o compromisso com atividades que vão além do ensino, pesquisa e formação acadêmica. “A UEPB sempre teve interesse nas ações que acontecem na sociedade, para além das atividades primárias dela, e a cultura tem se apresentado como um dos principais pilares de formação do povo paraibano como a identidade, o sentimento de pertencimento, reconhecimento dos valores. A partir desse pressuposto, as quadrilhas juninas têm uma responsabilidade muito grande nesse processo, de afirmação e reconhecimento de identidade cultural”, declara.

As transmissões, que possuem em média 2,5 mil visualizações simultâneas, têm como público principal estudantes e participantes da Universidade. “Apesar de diverso, o público mais ligado na nossa audiência está vinculado de certa forma à UEPB, por ser formada, prioritariamente por estudantes ou atendidos por projetos de extensão, os brincantes das quadrilhas. Nesse sentido, nos colocamos com muita vontade de reconhecer as manifestações da cultura popular paraibana. Sempre é um prazer cumprir essa responsabilidade social que cabe diretamente aos objetivos da UEPB.” afirma o coordenador.

As atividades desenvolvidas pela UEPB no São João de Campina Grande também fazem parte de uma parceria que a CODECOM possui com o curso de Jornalismo da Instituição, com o objetivo de contribuir para a formação de estudantes que estão concluindo o curso. Os alunos participam das transmissões através da produção, apresentação, realizando entrevistas e na interação com o público presente na Pirâmide e na Internet, por meio dos comentários que são escritos por quem acompanha o chat ao vivo.

O presidente da ASQUAJU, Márcio Marques, ressalta a importância da participação da UEPB no festival. “A transmissão da Rede UEPB é importante, principalmente, por causa da abrangência que nós estamos alcançando devido à qualidade do material que é entregue ao pessoal que está em casa acompanhando. Essa iniciativa beneficia não só as quadrilhas de Campina Grande, mas da Paraíba como um todo”, avalia.

O Festival de Quadrilhas é um evento tradicionalmente reconhecido por contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico com ações que vão desde a convocação da sociedade para integrar as quadrilhas e suas equipes, até a movimentação do comércio local por meio do impacto que uma produção gera ao confeccionar figurinos e alegorias.

As transmissões acontecem até esta quarta-feira (15) pelo canal Rede UEPB no YouTube.

Texto: Sara Lucena (Estagiária)
Fotos: Reprodução Rede UEPB