Grupo de estudantes da UEPB cria campanha para ajudar população de bairros afetados pela Covid-19 em CG

29 de abril de 2020

Em tempo de enfrentamento do novo coronavírus, diversas correntes de solidariedade já foram formadas no Brasil, e particularmente na Paraíba, para tentar minimizar os efeitos da pandemia, procurando alcançar principalmente as pessoas que estão impedidas de trabalhar devido às medidas de restrições para conter o avanço do vírus.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem realizado um conjunto de ações que visam não apenas colaborar com a rede hospitalar que atua na linha de frente no tratamento das pessoas infectadas pela Covid-19, mas também ajudar a população a se proteger do vírus.

Com o espírito de solidariedade, diversos membros da comunidade universitária têm se mobilizado também para ajudar famílias que sofrem devido à interrupção temporária do trabalho e, com isso, estão com dificuldades para garantir seu sustento.

Uma dessas iniciativas partiu de um grupo de estudantes que compõe os Centros Acadêmicos da Instituição. A campanha ”Das Universidades aos Bairros – UEPB em luta”, que ganhou força nas redes sociais, é uma mobilização que busca arrecadar alimentos para serem distribuídos entre a população carente dos bairros campinenses.

A campanha foi iniciada na última segunda-feira (27) e já conta com o envolvimento de diversos professores, técnicos administrativos e estudantes da UEPB, que deram sua contribuição com doações de produtos, fortalecendo a corrente de solidariedade formada na cidade. O estudante Lucas Truta Barbosa, do Curso de História, é um dos coordenadores da campanha e conta que “a mobilização nasceu após os acadêmicos fazerem uma análise do atual cenário diante da pandemia e entenderem que a situação é de convergência de crise sanitária, crise socioeconômica e crise política”.

Segundo Lucas, a ideia é formar uma ampla rede de solidariedade, envolvendo entidades estudantis, entidades de moradores de bairros, igrejas e outras pessoas que desejam fazer a sua parte para minimizar os efeitos da pandemia para o público mais necessitado. “O movimento estudantil sempre foi linha de frente em períodos de crise e é com a solidariedade que vamos conseguir superar todo esse processo”, destaca Lucas, enfatizando que a iniciativa deve ser expandida para todas as cidades onde a UEPB possui câmpus.

No perfil do “Coletivo Integrado UEPB” no Instagem (https://www.instagram.com/cicaoficialuepb/) são divulgadas as ações e os contatos para as pessoas e entidades interessadas em participar da campanha. Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo telefone (83) 98892-4202.

Texto: Severino Lopes