Grupo de estudos de Filosofia oferece 2ª fase do curso de extensão sobre leitura de textos de autoria feminina

27 de março de 2023

O Grupo de Estudo Benditas Escritas Transgressoras, do Curso de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com inscrições abertas para o Curso de Extensão “Leitura de textos de autoria feminina na interface literatura filosofia”. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico até o dia 30 de março.

Este curso denomina-se “Leitura de textos de autoria feminina na interface literatura filosofia – Fase 2: Hildegard von Bingen”. A Fase 1 foi realizada no período de setembro a novembro de 2022 e discutiu o texto “O espelho das almas simples”, de Marguerite Porete. O curso será realizado de 3 de abril a 3 de julho, com encontros on-line quinzenais, às segundas-feiras, das 17h às 18h.

O Grupo de Estudo Benditas Escritas Transgressoras é coordenado pela professora Maria Simone Marinho Nogueira, do curso de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI). As coordenadoras da segunda fase deste curso de extensão serão a própria professora Maria Simone e Ana Rachel Gondim Cabral de Vasconcelos, do Grupo Benditas Escritas Transgressoras e mestre pelo PPGLI.

Segundo a coordenadora, os objetivos do curso são ler e fomentar a discussão sobre textos escritos por mulheres. Nesta segunda fase, serão analisadas obras da escritora medieval Hildegard von Bingen (1098-1179) que auxiliam na compreensão da autora e de sua visão de mundo. “A ideia é não só dar a conhecer textos escritos por mulheres, mas também promover o debate sobre estes textos no cânone e, consequentemente, procurar entender o espaço público ocupado pelas mulheres”, disse a professora Simone.

O público-alvo do curso são os participantes do grupo de estudo, estudantes do curso de Filosofia e Letras da UEPB, bem como do PPGLI, além de interessados de outros cursos e mesmo de outras universidades, uma vez que a extensão funcionará de forma remota. A carga horária será de 45 h/a, sendo 28 horas síncronas e 17 assíncronas e é preciso ter participado de, pelo menos, cinco encontros para ter direito ao certificado.